É fascinante
Derinkuyu se localiza na região da Capadócia, Anatólia Central, na Turquia. E, no ano de 1963, um de seus habitantes, ao derrubar uma parede de casa, descobriu por trás dela uma misteriosa habitação, que levava a outra e a outra... Uma cidade subterrãnea escavada em vários níveis - o primeiro deles obra dos hititas, datada de cerca de 1400 a.C.
Acima, à direita, vista da Derinkuyu atual ( foto Wikipédia)
Calcula-se que a Derinkuyu Subterrânea possa ter abrigado até 10.000 pessoas, em diferentes épocas, com cômodos bastante grandes para que neles vivessem confortavelmente famílias inteiras, com seus animais domésticos, além de estábulos, igrejas, escolas, tabernas, casas de azeite, etc. Populações protegidas das constantes invasões que sofreu no passado a Capadócia. Assim como pode ter servido de esconderijo a grupos cristãos.
A cidade subterrânea atinge 85 metros de profundidade, dos quais 40 já foram escavados. Vinte níveis foram descobertos, e os primeiros 8 são abertos à visitação.
Pesadas pedras de até 500 quilos precisavam ser deslocadas para que se abrissem entradas para o interior da cidade, de 1 metro a 1,50 m de altura
Um rio subterrâneo beneficiava a cidade
Sistemas assombrosos de ventilação desafiam a engenharia moderna
Como se não bastasse
Um túnel de quase 8 km conduz a outra cidade subterrânea: Kaymakl.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário