.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

10 de nov. de 2010

MILO MANARA

.




Depois de Crumb, na Festa Literária de Parati, é Milo Manara, outro gênio dos quadrinhos, a visitar o Brasil. O desenhista italiano, de 65 anos ( ele é de 1945, Verona), está no Rio e foi a grande atração do Rio Comicon 2010.





Manara foi colaborador de Federico Fellini ( que, aliás,por sua vez, foi caricaturista e quadrinista antes de ser cineasta, e desenhava em detalhes cada cena antes filmá-la) e o grande sucessor de Guido Crepax, que já mostramos neste blog. Herdou-lhe o cetro de “o maior dos maiores” das HQs eróticas .





O cinema e as HQs

Cinema e quadrinhos são parentes próximos. Andam juntos, influenciam-se, trocam, experimentam-se. Em alguns momentos, os quadrinhos se adiantaram ao cinema, outras o cinema os conduziu a novas aventuras, ao longo de suas histórias. A fotografia é a terceira pessoa desta tríade.

O desenho de Manara é virtualmente cinematográfico. Contudo, o artista acredita que , em matéria de erotismo, os quadrinhos vão mais longe.

Se falarmos de sadismo no cinema ou fotografia, teremos imagens fortes, com corpos sujos de sangue. Não teremos um ato mental, mas um ato físico. E o sadismo é um ato que diz respeito a outra dimensão. Creio que o desenho leva vantagem porque conta tudo o que tem que ser contado, enfatizando o aspecto mental em vez do físico”... “Estou convicto de que fala-se muito melhor de erotismo e sensualidade de uma forma abstrata" - diz ele em entrevista à revista brasileira Veja.



Milo Manara, no Rio de Janeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário