Você, com toda certeza, lembra da dança de Zorba, o Grego ( Alexis Zorbas, no título original), não é? Ninguém jamais esqueceria.
O filme
O filme, que tem Antony Quinn e Alan Bates como protagonistas, foi feito em 1964. De lá pra cá, bailarinos e grupos de todos os cantos do mundo não pararam de criar coreografias sobre tema musical e estilo. A chamada Dança da Vida.
Zorba é de Mikhalis Kacoyanis, adaptação de livro de Nikos Kazantkákis ( 1883-1957), passado na Ilha de Creta, e tem ainda no elenco a extraordinária Irene Papas ( Saudades, saudades, dela!).
A dança na WEB
Há versões mais ou menos extensas na WEB. Escolhi a maior, com 10 minutos de duração, para em mais tempo nos deleitar com essa criação definitiva de Quinn; porque esta inclui dois momentos em que a dança aparece no filme; e porque é a única versão que tem a dança final contextualizada na falência do sonho ( a grande mensagem do filme: ' Quando não houver mais o que possa fazer, dance'). Experimente e verá. A dança é salvadora.
As cenas da dança de Zorba
Encontro
A dança vital seria , desde então, uma marca do ator. E de Mikis Theodorakis., maestro, compositor e criador do tema. No vídeo abaixo, feito durante um concerto na Alemanha, em 2000, a última vez em que Antony Quinn dançou Zorba publicamente. E, não por acaso, com Theodorakis. Meses depois, o ator morreria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário