.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

18 de ago. de 2010

,
Capa desta edição: taça ritual de Umbanda, água e caderno de fundo. Experimentações fotográficas. N. T.

Ih, essa edição do Geléia Geral está cheia de psicanálise ( mas no bom sentido, gente). Lou Andreas Salomé, Anna O, Jung... E Guido Crepax, claro, que não deixa de ser psicanalítico. Parece até de propósito. Né não. É que vou indo, vou indo, e o blog acaba sendo isso mesmo. Os lugares por onde andei nos últimos dias.

Sempre espero a hora em que vários autores escrevam aqui, mas não consigo formar elenco. Todo mundo tem trabalho, difícil assumir compromisso assim.Todo mundo tem seu blog. Um dia os terei e Geléia Geral será então uma revista de verdade.

Por enquanto vou falando do que leio, do que vejo, das veredas onde me embrenham minha curiosidade pelas coisas e meu trabalho. Isso explica também que tenha dado a Lou Andreas Salomé três espaços de postagem nessa mesma edição. Mergulhei nela nos últimos tempos. Valeu a pena, eu acho.

E já que é esta uma edição recorrente na psicanálise, começo com estas imagens de Eros e Psiché, que entre outras coisas introduz muito bem a próxima matéria, Lou Andreas Salomé - Fragmentos de seu discurso amoroso.

Eros e Psiché


Quadro de William Bouguereau, pintor que sintetizou os ecos do Renascimento italiano, a arte bizantina e o prerafaelismo.

Bonito, não é? E há outras telas de Bouguereau documentadas de forma igual no endereço:
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário