.
Capa: Menina em clima de Renoir
8 a 14 de março - Semana Iternacional da Mulher
Ontem, 8 de março de 2010, Dia Internacional da Mulher, em Brasília, o Estado Brasileiro pediu pública e oficialmente perdão à cidadã Vitória Lúcia Pamplona pela prisão e tortura sofridas durante o ciclo de gravidez de seu filho Lucas, nos anos de Regime Militar, e mais 14 mulheres igualmente perseguidas, presas e torturadas. Nós, seus amigos e contemporâneos, que testemunhamos e partilhamos das aflições daqueles dias negros, emocionadamente celebramos esta vitória histórica, simbólica reparação.
Portugal, PortugalTodo amor devia ser correspondido. Não deveria haver amor unilateral. Se a vida fosse perfeita.
Tenho um enorme amor por Portugal. Em nenhum outro país, além do meu, me sinto tão bem. No Porto, em Lisboa, no Algarve...Tenho uma sensação de calor humano, de volta à infância – quando nós , brasileiros, ainda éramos mais portugueses. Nossa culinária estava mais perto da portuguesa, nossos hábitos todos, nossas casas, falávamos um português mais próximo... De paredes mais grossas, de pé direito mais alto, de muitas janelas, as casas eram fresquinhas por dentro. Influência da arquitetura portuguesa. As casas das avós tinham um cheiro próprio - cheiro de casa de avó - os adornos e bibelôs tinham histórias ligadas a Portugal.
Acho que por isso amo Portugal. Isso, e o povo, ele mesmo, com aquele seu humor tão peculiar, aquela forma de mostrar que está feliz em ter você por perto, de te receber em casa com honrarias tais. Sem contar que é um país lindo e de quão grandes poetas!...
Agora, com a evolução dos blogs, quando a gente já consegue saber de onde vêm seus leitores, veja só: cerca de 20% dos visitantes do Geléia Geral vêm de Portugal. Os outros 80 %, do Brasil e de mais 62 países. Não há uma única vez que, entrando na página, eu não encontre aqui, online, um visitante daquele país . E eu – ái, que gostoso!- conto o público português, outra vez celebrando: é amor correspondido, este meu por Portugal.
.
Vinicius de Moraes e Tom Jobim
Foto do site http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://loslobosbobos.files.wordpress.com/Eles se conheceram em 1956. Vinicius preparava, com roteiristas franceses, os diálogos do filme Orfeu Negro ( Orfée Noir), baseado em texto seu, Orfeu da Conceição, a ser dirigido por Marcel Camus. Já tinha composto algumas canções para o filme, quando veio ao Rio de Janeiro em busca de dinheiro para a produção. Aqui, teve a idèia de montar o Orfeu também em teatro ( Municipal do Rio de Janeiro) . E então foi apresentado a um jovem pianista desconhecido, Tom Jobim, indicado por Lúcio Rangel para a direção musical do espetáculo teatral. O primeiro encontro foi no Bar Gouvea, no Centro do Rio de Janeiro. A empatia foi imediata e músicas suas com Tom já entraram na peça e no filme.
Orfeu Negro, filmado em 1958, numa produção Brasil-França-Itália, ganhou a Palma de Ouro de Cannes, o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1959.
Veja cena do filme Orfeu Negro em: http://www.youtube.com/watch?v=Xd_90gFA0-8
No pequeno vídeo abaixo, um momento de encontro e intimidade dos dois parceiros.
Pela luz dos olhos teus , música de Vinicius de Moraes e Toquinho
Postado por pmjam25 de janeiro de 2007
Resumo do vídeo , para tradução em outros idiomas:
Em sessões com esta, regadas a muito wisky , Vinicius de Moraes e Tom Jobim compuseram algumas jóias do cancioneiro brasileiro. Neste documento, aberto por um ator com a frase de Vinicius , “Wisky é o melhor amigo do homem. Wisky é o cachorro engarrafado”, Tom conta que sua mulher quebrou duas garrafas de Escocês na pia, e ele quase se cortou. " Revolta. Mas não adianta, a gente compra mais "– diz ele.
Não há muitas imagens da dupla publicadas na internet, até aqui. Este ( abaixo) é um dos raros momentos disponíveis em vídeo em que Vinicius e Tom cantam juntos, gravado num estúdio da Rede Globo, sem data.
Se todos fosse iguais a você - samba-canção de 1957, primeira parceria fora do Orfeu . Vinicius, Tom e, no violão, Toquinho.
Postado no Youtube por Tauil - 29 de novembro de 2007
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário