Biografias
A mais biografada das artistas brasileiras, sobre Nara Leão foram escritas mais de um dezena de biografias. Entre as quais destaca-se a de Sérgio Cabral, Nara Leão, Uma Biografia,que conviveu na intimidade da cantora e de seus grupos.
Acima, capas de duas biografias de Nara Leão
Fernada Takai grava Nara Leão
Por sugestão do produtor musical Nelson Motta, que identificou na voz deFernanda Takai, vocalista do Pato Fu, certa semelhança com Nara, a cantora gravou em 2007 o disco Onde Brilham os Olhos Seus, com repertório de várias fases de Nara Leão. Era o primeiro disco solo de Fernanda Takai.
Neste vídeo, no show de lançamento do disco, Fernanda Takai conta um pouco de sua pesquisa e escolha no repertório de Nara, da importância da musa para Chico Buarque de Holanda, da dele para Nara, e da permanência de Com Açucar e Com Afeto, de Chico
Fernanda Takai canta Com Açucar e Com Afeto - repertório de Nara
Postado no Youtube por cucakletz - 26 de maio de 2008
A grande homenagem da Moda
2008. Na São Paulo Fashion Week, Ronaldo Fraga apresenta um desfile memorável. Seu motivo, Nara Leão. Na platéia, como nunca se teve notícia em outro desfile de moda, uns tinham os olhos embaçados, outros deixavam mesmo correr a lágrima, outros ainda engoliam em seco. Ninguém indiferente.
No cenário, barquinhos de papel para lembrar O Barquinho, de Ronaldo Bôscoli, escrito para a voz da então namorada Nara Leão, e pedra fundamental da Bossa Nova. Fernanda Takai, ao vivo , cantava as músicas do repertório de Nara. E Naras multiplicavam-se na passarela. Novas Naras, caídas num novo tempo.
Ronaldo Fraga, ali, pôs um ponto final na separação entre Arte e Moda. O que fez naquele defile é arte, instalação. Instalação na qual usou a moda, o teatro, o cinema, a música... todos os recursos para um discurso histórico-afetivo eficiente sobre um tempo, os anos 60, num lugar, o Rio de Janeiro , Brasil , e a sua musa.Uma obra que ficará na memória.
Abaixo, alguns modelos propostos por Ronaldo Fraga, lembrando um toca-fitas, o céu de Ipanema e a favela que Nara trouxe para o convívio da gente da praia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário