..
E foi por causa das bonecas de papel que me dei conta de que orientava mal minhas pesquisas sobre as duas . Lili e Zizi, que há anos vinha buscando, e que obviamente só tinham esses nomes na tradução brasileira. Assim como Laura Jane e Tiquinho.
..
Era preciso reiniciar a busca a partir de seus nomes originais.Nomes que estavam lá, nas bonecas de papel.
.
Eis que Lili chamava-se Millie Collins, e suas aventuras tinham por nome geral Millie Model. Sua rival, em vez de Zizi, originalmente era Chili Storm. E assim finalmente as encontei na internet.
.
.
..
A imagem que tenho na lembrança, de Millie and Chili, é a desta capa aí acima, do início dos anos 60. Mas elas andaram mudando muito desde o início de carreira até os 70, quando declinaram, depois de mais de trinta anos. Foram longevas. Vieram lá dos 40. E, naturalmente , como as histórias envolviam a Moda e as passarelas, o elenco foi mudando de figurino e de cara. Millie já havia sido assim:..
..
E assim:
.
..
Chili, a anttagonista, que de tão carismática passou a protagonizar uma revista própria de 1969 a 1973, já tinha sido assim:
.
.
..
As duas foram depois assim:
..
..
Mais tarde, ficaram assim, com a moda hippie:
..
..
E vejam só como era a Zizi ( a Chili) da última década do século 20:
..
.
.
Mas, apesar de lindona e modernérrima, a personagem já não fazia mais sucesso.
.
Escritas para um público feminino de adolescentes e pré-adolescentes, as histórias de Millie e Chili, mistura de humor e aventura romântica, eram cheias de glamur. Chili, a ruiva, é a antagonista invejosa e irascível que disputa com a doce Millie as passarelas, o primeiro lugar na Agência Hanover e o coração do fotógrafo de moda Tony Turner ( no Brasil, Dodô), namorado apaixonado da loura, que Chili faz de tudo para seduzir, mas em vão. Chili leva sempre a pior. E ainda assim era uma predileta do público, graças à sua figura mais exótica..
.
Millie ( Lili) e seu namorado Tony ( Dodô) |
..
.
Depois do declínio, as duas modelos continuaram aparecendo aqui e ali, em álbuns da Marvel, irreconhecíveis em novos tempos, sem a mesma inocência e o mesmo carisma que fazia as tenns dos anos 60 desejarem ser como elas.
O Bucaneiro Prateado12 de setembro de 2011 às 11:54
Que barato, Neila!! Eu andava atrás dessas duas faz muito tempo! A matéria tá ótima,parabéns!!
ResponderExcluirDava tudo para encontrar uma revista delas dos anos 60...
ResponderExcluirEu e minha irmã adorávamos o gibi Lili e Zizi.
ResponderExcluirEu e minha irmã adorávamos o gibi Lili e Zizi.
ResponderExcluir