.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

29 de ago. de 2011

A TORRE SOLAR

.
O Rio de Janeiro prepara-se para os Jogos Olímpicos de 2016. Esta semana foi divulgado o projeto da torre-símbolo do grande evento mundial, a Solar City Tower. Estrutura vertical que será erguida na Ilha de Cotonduba, na Baía de Guanabara,  Zona Sul da cidade, símbolo do Jogos Olímpicos, que, além de dar as boas-vindas aos visitantes e atletas, terá ainda a função de torre de observação e gerador de energia solar.
.


.
A torre produzirá energia suficiente para a aldeia olímpica e parte da cidade do Rio de Janeiro, captada por painéis ao nível do solo. Diurnamente, é claro,  vinda do sol. A energia excedente será canalizada para bombear água do mar pelo interior da torre , produzindo um efeito queda d'águano exterior, que simultaneamente será reaproveitada produzindo energia no peíodo noturno..




A Solar City Tower foi projetada pelo escritório RAFAA, de Zurique, Suiça,  e terá auditório, anfiteatro, lojas no andar térreo, vários observatórios, plataforma retrátil para a prática de jumping e terraço,     

A torre vista da Praia de Copacabana


Um comentário:

  1. Acho o projeto muito pouco estético. Com tanta colina, morro e montanha à volta do Rio, onde se poderia fazer algo interessante e ao mesmo tempo visualmente parte da paisagem, não, foi-se criar um "aborto visual".
    Umas linhas verticais onde tudo é natureza.
    Não sou contra as tecnologias nem criatividade mas isto cheira a falta de criatividade.

    ResponderExcluir