O chapéu de Beatrice |
Fui a única entre meus amigos a defender o chapéu da Princesa Beatrice, no casamento real de Lady Katherine e Príncipe William, no Reino Unido, na primeira metade deste ano .” Ridículo”, "Feio", "Inadequado" – consideravam alguns.
.
Meu argumento principal em defesa do chapéu é que a Moda não tem que necessariamente trabalhar sobre o belo. É uma forma de expressão. E, como tal, pode também dizer da rebeldia, do inconformismo, do esdrúxulo, o bizarro, pode ter como propósito instigar, demolir padrões, desconsertar, desestruturar, fazer pensar.
.
Os chapéus “ estranhos” ( digamos assim) chamaram a atenção na festa, ao lado dos mais tradicionais adornos londrinos. Uma coisa que se repetiu em outro casamento real deste mesmo 2011 – o da Princesa Charlene e Principe Albert, de Mônaco.
Maluca por chapéus, fui buscar sua origem na internet, e assim conheci Philip Treacy, apelidado no Fashion de “o arquiteto dos chapéus”, que assina o de Beatrice e a maioria dos “estranhos” que desfilam nos grandes eventos internacionais. Só no teal casamento londrino, 12 convidadas usavam Philip Treacy.
Selecionei aqui alguns trabalhos de Treacy entre os muitos que encontrei em obsessiva pesquisa. Lamentando não poder publicar todos. Mas, vejamos outros. São lindos, eu acho. Exóticos. luxuosos.
Pequena História de Philip Treacy
.
Nascido em1967, no condado de Galway, na Irlanda, Philip Treacy, conquistou a cabeça das mulheres européias.
.
Por volta, dos anos 80 mudou-se para a capital da Irlanda, Dublin, e entrou para a Faculdade Nacional de Artes, onde começou a desenhar chapéus, chamados de retrô moderninho e ora considerados verdadeiras obras de arte.
.
Em 1994, Philip abriu sua primeira loja com o apoio da editora de moda Isabella Blow, e já desenhou chapéus para Valentino, Chanel, Versace e Givenchy.
.
Lady Gaga encantou-se pelos trabalho de Philip, e é uma vitrine viva de seus modelos luxuosos e extravagantes. Mas a lista de celebridades que a ele se renderam é interminável: Sara Jéssica Parker, Paris Hilton, Victoria Beckham, Rebeca Warren, Naomi Campbell.
Nenhum comentário:
Postar um comentário