.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

29 de ago. de 2011

RECRUTA ZERO ( Beetle Bailey)

.
.

O anárquico Beetle Bailey, no Brasil Recruta Zaro , já completou 60 anos.Ele surgiu no início de 1950, imediatamente vendido para 25 jornais, como um universitário, já com as mesmas características do Zero de hoje -  preguiçoso, insubordinado e trapalhão, e já tinha o famoso boné a cobrir-lhe os olhos. Mas foi em setembro do mesmo ano, quando se alistou no exército - do qual não mais saiu - que Beetle Bailey explodiu em sucesso.
.
É a personagem de HQ que por mais tempo permaneceu na mão de um mesmo desenhista. Seu criador, Mort Walker, ainda hoje desenha pessoalmente as tiras de Zero, aos 87 anos de idade. E veja-se que Mort teve sua primeira tira publicada aos 12 anos de idade. De lá para cá, seu estilo influenciou gerações de quadrinistas.
.
Beetle Bailey é também a HQ que possui o maior e mais variado eleco entre todos os quadrinhos até hoje criados.
.
Mas o simpático recruta, hoje já considerado folclórico, nem sempre foi muito bem visto pelo exército norte-americano. Foi algumas vezes censurado, acusado de ofender e ridicularizar as Forças Armadas dos EEUU, além de servir de mau-exemplo. Mas o carisma de Bailey reisitiu. Continuou sendo lido nos Estados Unidos às escondidas, enviado por parentes e amigos  em publicações de outros países.


Mort Walker e seu "amigo" Beetle Baikey
Começando a ler e a colecionar tiras desde a primeira infância, Mort Walker acabou por criar um dos miores acervos  de HQ conhecidos, com o qual deu início ao International Museum of Cartoon Art, que fundou em 1974, na Flórida, hoje com cerca de 160 000 peças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário