.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

27 de mai. de 2011

PARKOUR JUMP

.






Como definir?


De origem recente, a parkour jump, prática que em todo o mundo vem se popularizando, ainda discute uma definição apropriada. O termo parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: 'arte do deslocamento'), deriva de parcours du combattants, método de preparo dos combatentes, criado no século 20, durante a Guerra do Vietname.

Uma atividade urbana, disciplina física, esporte ou arte, sem fins competitivos, cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando apenas as habilidades do corpo, o parkour foi criado na França por David Belle. Quem o pratica é chamado traceur ( substantivo derivado do verbo tracer - traçar, em português) .

Frequentemente associados aos ninjas, os traceurs ( tracers, em inglês) devem ter em mente a eficiência do movimento - o que significa que este deve ser economicamente energértico e seguro, exigindo força, destreza, coragem, auto-conhecimento, auto-determinação , concentração, disciplina, percepção espacial e principalmente respeito aos próprios limites.

Veja o vídeo. É mesmo impressionante o que consegue fazer um traceur.



O big jump



Este outro vídeo, em tempo real ( apenas 7 segundos) , exibe um traceur diante de um grande obstáculo.



Febre na internet


O parkour é uma febre na internet, onde os praticantes insistem no treinamento específico e supervisionado. A segurança física ( evitar acidentes) , o conhecimento dos próprios limites são regras fundamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário