Há quanto tempo não persigo na internet ou fora dela personagens de Histórias em Quadrinhos. Mas continuo amando as HQs e os Animes, e , se me afasto deles um tempo, sinto falta.
Achei que ia encontrar mais do que encontrei sobre Hagar o Horrível. De qualquer forma, eis o que consegui apurar:
Monstros de assustar crianças
Hagar tem origem doméstica. É uma tira recente, criada em 1973, por Dik Browne.
Dik costumava brincar de monstro com os filhos, correndo atrás deles com caretas, quando o menor o chamou de Hagar The Terrible. Foi a inspiração. Nascia o protagonista destas histórias. Um viking bárbaro que todo dia invade a Inglaterra, mas tem em casa a vida de um homem comum, entre conflitos matrimoniais, cachorro, preocupações e expectativas em relação aos filhos... e, ainda por cima, filosofa ( de vez em quando) . E, na descrição do autor: "Ele é um executivo do ramo da pilhagem".
Percepções familiares
O sotaque de um tio definiu a "fala" de Hagar. E outros amigos e parentes e crianças da família, inspiraram os seus coadjuvantes.
Sucesso absoluto no mundo, Hagar, segundo a Wikipédia, é publicado em 1900 jornais, 58 países, 13 idiomas. E, depois da morte de Dik, em 1989, seu filho Chris assumiu as tiras, com talento comparável ao pai. Hoje, porém, Hagar é o carro-chefe de uma verdadeira indústria com centenas de ítens em produtos, e hoje é uma equipe que decides seu destinos nas tiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário