.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

15 de dez. de 2010

OSCAR NIEMEYER - EXEMPLAR




Oscar Niemeyer, o maior nome da arquitetura do Brasil e do mundo, fez 103 anos este mês de dezembro. Mas não só. Trabalhando. Não deixa de trabalhar um único dia. No dia do seu aniversário, inaugurou dois novos projetos. Moderníssimos. Mas não só. Agora se dedica à reforma do Sambódromo do Rio - o templo do Carnaval brasileiro, obra sua.

E acaba de doar, às vésperas do Natal, o projeto de construção da sede da União Nacional dos Estudantes. A primeira sede foi incendiada, na Ditadura Militar.

Carioca, de 1907, inspirou-se na natureza do Rio de Janeiro, no contorno das montanhas, para as suas linhas curvas. Mas não só. Também nos corpos das mulheres desta cidade.

Revolucionou com elas ( as linhas curvas) toda a Arquitetura.

Os mais recentes projetos inaugurados aos 103 anos



Fotos acima: Fundação Oscar Niemeyer - Niterói, RJ - Brasil



Nas duas fotos acima, Centro Culteural Internacional Oscar Niemeyer - Avilés - Espanha

Eu quero ser Oscar Niemeyer


Congresso Nacional - Brasília


E Oscar tem sido exemplar. Na festa de aniversário, quando inaugurava em Niterói a Fundação Oscar Niemeyer, apareceu um menino. De seis anos. Furou o bloqueio policial, o bloqueio da imprensa. Alcançou seu ídolo.

Não é difícil chegar perto de Niemeyer.

Fala com todo mundo, gosta de gente, gosta do povo, ama o nosso país, lutou com garras de tigre por nossas liberdades democráticas... E um país é o seu povo - ele sabe.

Todos amam Oscar Niemeyer


Catedral de Brasília


É amor correspondido. Oscar Niemeyer é um grande orgulho do povo brasileiro. Mas não só. É muito amado. Por quem o conhece, por quem nunca o viu.

Os jornalistas chegaram, a TV. Por que um menino tão pequeno quis tanto conhecer o velho Niemeyer? E o garoto respondeu, seguro, determinado:"Porque quando eu crescer, vou ser como ele. Vou ser o Oscar Niemeyer." Vai, menino. Vai, sim. Seja ele. E um dia, um outro menino como você - daqui a cem anos, quem sabe? - também dirá: "Quero ser você, quando crescer". É o que te desejo. O que desejo a todos nós.


Obra do Berço - RJ . Primeiro projeto. 1937



COMERCIAL

Deixo um pouco Niemeyer. Ficaria uma vida conversando sobre ele.

Ontem encontrei, entre os comerciais na WEB, este institucional. Que também fala das criança e dos que lhes servem de exemplos. Bacana. Veja só.






"A vida é mais importante que a arquitetura " - Oscar Niemeyer


Nenhum comentário:

Postar um comentário