Jesters ( bobos-da-corte), em ilustração do sec. 13
Os palhaços surgiram há cerca de 4.000 anos, acredita-se que na Malásia, Burma e todo o Sudeste da Ásia, onde atuaram por mais de 1000 anos nos teatros e festivais religiosos. Há registros muito antigos também na China, Dinastia Chou (1027-221 a. C.), quando adquiriram grande prestígio junto aos Imperadores. O mais famoso deles foi Yu Sze, palhaço de Ch’in Shih Huang-ti – que construiu a Muralha da China.Tinha no seu palhaço o maior conselheiro.
Na Grécia Antiga
Na Grécia Antiga lá estavam eles, de túnica curta, pênis gigantesco e máscara. Os palhaços da Antiga Roma criavam tipos populares. Cicirro , Sannio, Stupidus ( que deu origem à palavra estúpido), Scurra ( Grosseiro) e Moriones (Idiota), Stulti e Fatui. Acreditava-se que traziam boa sorte e eram indispensáveis nos festivais da Saturnália e entreatos dos espetáculos de Teatro. Também apareciam ao final das tragédias, dando sua própria versão, cômica, da peça.
Os Jesters, bobos da corte, duraram até o século 14, quando surgiram os comediantes profissionais, no seu lugar. Bobos tinham total liberdade de expressão e alguns chegaram a ter muito poder. William Sommers, do Rei Henrique VIII, gozou de grande prestígio artístico e político. Sua foto ainda hoje decora uma parede no Hampton Court Palace.
William Sommers - Jester de Henrique VIII
Archie Armstrong - Jester de James I
John Scogan, bobo de Edward IV , era conhecido por sua irreverência. Tomou emprestada uma grande quantia ao rei, e, como não tivesse como pagá-la, fez-se de morto. Organizou o velório com amigos, deitou-se no caixão. O rei, triste com sua perda, perdodou a dívida a seus familiares. Ao sabê-lo, Scogan pulou do caixão aos pés de Edward, e tudo virou uma grande brincadeira.
Presentes nas feiras em várias regiões da Alemanha e Escandinávia, confundiam-se com malabaristas, cantadores, poetas e contadores de histórias.
Bobos, ou bufões, estiveram nas cortes de Itália, França, Alemanha e Inglaterra. Assim como foram centenas no Oriente, incontáveis em Bagdá.
A palavra clown surgiu pela primeira vez em Shakespeare, em Hamlet. De clod ou clumsy, (desajeitado, desastrado), que deriva do dinamarquês kluni. Desta forma refere-se o príncipe Hamlet ao Bobo de sua infância, Yorick , na famosa cena “To be or not to be”.
Bobo
Colombina , Pantaleão, Pulcinello, saídos da Comédia Del’ Arte, importados para os outros países europeus, deram origem ao palhaço moderno. O primeiro deles foi Joseph Grimaldi ( em sua homenagem, os palhaços são também conhecidos por Joeys nos países de língua inglesa), nascido em 1778.
Atualmente, alguns dos melhores palhaços asiáticos vêm de Bali.
Penasar - famoso palhaço balinês atualAssim foram eles seguindo pelos circos, teatros, levados para o cinema, a pantomima, etc, até nossos dias.
Lembrando alguns clowns de nossa época
Leia mais em
http://www.mundoclown.com.br/umpoucodahistoria
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário