Robert Crumb esteve no Brasil, na 8ª Edição da Festa Literária de Paraty, neste mes de agosto.
É uma das maiores e mais importantes festas literárias anuais do mundo, numa cidade de cartão-postal. " Cidades fotográficas existem em todo mundo. Boas. Para quem gosta de cidades fotográficas "- disse ele aos jornalistas, que sempre esperam dos visitantes um elogio à cidade linda.
Conhecido sociopata, Crumb vive isolado numa pequena cidade francesa. Deixou os EEUU na Era Bush ( pai) e desde então declara:" Tenho vergonha de ser americano. Tenho vergonha de ser humano. Os seres humanos são nojentos."
Hesitou em aceitar o convite brasileiro. " Não sei porque me convidam. Meu trababalho é legal, mas minha personalidade...." E completou: " Eu sou um chato".
E foi mesmo. Fez caretas e gestos obscenos, disse palavrões para fotógrafos e jornalistas, transitou solitário pela cidade, não queria conversa, transformou a sala de debates numa chatura só. Mas se surpreendeu em ver a legião de fãs de todas as idades que tem no Brasil. O gênio do underground americano nem sempre é reconhecido pelas gerações pós-anos-setenta nas outras partes do mundo. Também se surpreendeu que no Brasil todo mundo conheça Os Tres Patetas ( Three Stooges), que influenciaram o humor de toda a sua geração, enquanto que na França nunca se ouviu falar deles ( foi pelo menos o que afirmou, no mesmo tom mau-humorado).
R. Crumb, na festa literária
A paixão continua
Crumb é mais que um grande artista. É uma lenda viva, um patrimônio cultural da humanidade. Quem exigiria que ainda fosse bonzinho? E a paixão brasileira por ele não se viu nem um pouco abalada por seu mau-comportamento.
De uma família de cartunistas ( os irmãos eram cartunistas, as filhas, a mulher de Crumb, todos cartunistas), desenha desde de criança, quando era obrigado pelo irmão mais velho. Há quatro anos Crumb vem ilustrando a Bíblia. Quer fazer O Livro inteiro, e ainda está n' O Velho Testamento, e só começando. Fez os primeiros desenhos, não gostou. Achou que estava sendo muito engraçado. Rasgou tudo, recomeçou. O que o trouxe ao Brasil foi o lançamento mundial d' O Gênesis.
Vamos ver um pouquinho dele?
.
A Short History of America by R. Crumb and Joni Mitchell
Music Video: "A Short History of America" cartoon poster by R. Crumb with music by Joni Mitchell, "The Big Yellow Taxi" ("They take paradise and put up a parking lot!")
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário