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2 de ago. de 2010

A CADEIRA RED&BLUE

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Ela estava lá. Custei a acreditar, mas era ela ( lindaaaaa!). Exposta ao sol e à chuva, no terraço de meu amigo, em São Paulo. E só em São Paulo acontecem coisas assim. Converso, finjo não olhar a cadeira. Chato, fazer o papel de quem entra logo investigando a casa. E eu já tinha comentado o panô da parede, bordado por mulheres Sem Terra, bonito demais, vontade de chorar. Bordaram, em bordado bem primário, sobre algodão, cenas de suas próprias vidas. Sem terra, sem casa, mudando daqui pra ali, histórias dos acampamentos, ou mesmo de infância, ou de seus avós e pais.

Ia dar um tempo.Mas não conseguia tirar os olhos d'A CADEIRA, doida pra chegar perto. Era ela, sim. Ea primeira vez que a via, assim, ao alcance de minhas mãos. Sem o cordão de isolamento no MOMA de NY. Não em foto, não projetada na parede de fundo do Museu de Amsterdan. Podia sentar , ler um jornal até. A CADEIRA.

Ela é uma lenda, no Design. A Red&Blue.

















A de São Paulo é uma réplica, claro. Mas foi para ser replicada que a cadeira foi criada, pelo holandês Gerrit Rietveld. O mundo em crise, a guerra, a fome, o demprego. 1917-1918, nasce a cadeira. O Design nascente trazia uma forma de democratização do bom e do belo no dia-a-dia. Pretendia torná-loa acessíveis a todos.
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Gerrit tinha uma empresa de marcenaria e manufatura de móveis. Sua principal influência era o Neoplasticismo, berço do moderno Design. E trazia a marca deste movimento. A Red&Blue era preta e cinza. Foi depois que Gerrit migrou para o movimento Nova Objetividade e o De Stjil, e graças à influência do pintor Piet Mondrian, ganhou as cores atuais. Uma influência da qual Gerrit jamais se afastaria.

Como nas lelas de Mondrian



Acima, duas das telas de Mondrian determinantes do trabalho de Gerrit e dos caminhos da arte e do Design modernos


Cadeira Zig-Zag


Além da Red&Blue, e entre outras obras, Gerritt assina mais uma cadeira emblemática na História do Design, a Zig-Zag ( acima).


Mas não apenas desenhou móveis. Gerrit foi um arquiteto importante. Sua obra arquitetônica mais famosa é a Residência Schroder, Patrimônio da Humanidade, na cidade de Utrecht, e onde morreu Gerrit, em 1968. Esta obra também tem uma evidente influência de Mondrian.

Residência Schroder, acima

O Design se estabeleceria no mundo da arte e da indústria, conquistaria o seu espaço por unir a beleza ao conforto e à praticidade. Minha experiência com a réplica paulistana não me deixa dúvida. A Red&Blue é muito confortável.

Mondrian, mestre dos mestres entre os designers, afirmava que " uma peça de mobiliário devia oferecer conforto ao corpo e ao espírito."

Ó, eles aí, ó

Pensava, enquanto escrevia este texto, que artistas como Gerrit e como Mondrian, que há cem anos produziam obras que contariam a história de nossa civilização, mantém ainda hoje um traço moderno e impactante.

Encontrei as fotos abaixo no site francês Chrogeek http://www.chrogeek.com/2008/09/incroyable-google-a-tout-vole-a-mondrian/

O autor do artigo se utiliza delas como exemplos, para mostrar como estão presentes estes artistas na vida de hoje .







Fotos acima: a estética centenária de Piet Mondrian, ainda ativa e moderna nas ruas de hoje

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