




Farol de carro
Uma folha seca, uma pena de pavão, uma máscara de carnaval, as luzes de um carro em movimento, a gota de chuva escorrendo de uma flor, uma janela, o fog numa paisagem... qualquer coisa pode ser um bom tema. Há anos tenho o hábito da fotografia. É um hobby, um brinquedo. Mas não só. Educo assim meu olhar. Como o autor que escreve com freqüência terá maior intimidade com as palavras, aprendo a descobrir temas e a testar o rendimento possível de diferentes câmeras, provar da incidência maior ou menos da luz num objeto. Brincando com as imagens, educo-me para elas. Me exercito.
Nos últimos dias ( noites), venho fotografando as luzes da casa. Lâmpadas, luminárias, lanternas, em proximidade, de modo a fazer com que o olho se abstraia do todo, no detalhe luminoso e abstrato.
É claro que a incidência de luz diretamente no olho da câmera e em proximidade explodirá sem que se defina qualquer imagem. Será necessário um trabalho bem simples e amador de puxar apenas brilho e contraste, para recriar a foto. Os resultados são supreendentes. Começam a surgir formas e cores latentes no objeto, mas invisíveis a olho nu.
Mas preste atenção: só as lâmpadas quentes dão efeito. Lâmpadas frias, de mercúrio ou led, não dão resultado.
Lâmpada dicróica
.

Seções de luminária de teto da sala, branca





Foco de lanterna






Que maravilha!!!
ResponderExcluirBeijos
Lindas, lindas, lindas. Que bonito trabalho.
ResponderExcluirFotos lindonas. Vou tentar em casa.
ResponderExcluirLindas. De concurso de fotografia
ResponderExcluir