.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

17 de jul. de 2010

ABSTRATOS LUMINOSOS

.


Acima, bulbo de lâmpada comum 60 w



Farol de carro


Uma folha seca, uma pena de pavão, uma máscara de carnaval, as luzes de um carro em movimento, a gota de chuva escorrendo de uma flor, uma janela, o fog numa paisagem... qualquer coisa pode ser um bom tema. Há anos tenho o hábito da fotografia. É um hobby, um brinquedo. Mas não só. Educo assim meu olhar. Como o autor que escreve com freqüência terá maior intimidade com as palavras, aprendo a descobrir temas e a testar o rendimento possível de diferentes câmeras, provar da incidência maior ou menos da luz num objeto. Brincando com as imagens, educo-me para elas. Me exercito.

Nos últimos dias ( noites), venho fotografando as luzes da casa. Lâmpadas, luminárias, lanternas, em proximidade, de modo a fazer com que o olho se abstraia do todo, no detalhe luminoso e abstrato.

É claro que a incidência de luz diretamente no olho da câmera e em proximidade explodirá sem que se defina qualquer imagem. Será necessário um trabalho bem simples e amador de puxar apenas brilho e contraste, para recriar a foto. Os resultados são supreendentes. Começam a surgir formas e cores latentes no objeto, mas invisíveis a olho nu.
Mas preste atenção: só as lâmpadas quentes dão efeito. Lâmpadas frias, de mercúrio ou led, não dão resultado.

Lâmpada dicróica
.

Seções de luminária de teto da sala, branca



.


Foco de lanterna









4 comentários: