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9 de out. de 2009

IMAN MALEK E O HIPER-REALISMO

Parece fotografia, mas não é. É hiper-realismo.




À esquerda, Iman Malek, pintor iraniano, considerado um gênio do hiper-realismo.



Auto-retrato



O Hiper-realismo

O hiper-realismo, realismo fotográfico, foto-realismo, ou ainda novo realismo surgiu no final dos anos 60, destacadamente em Nova York e na Califórnia, Estados Unidos, alcançando maior popularidade durante a década de 70, como uma retomada do realismo clássico e em oposição às tendências abstracionistas.


Mas o hiper-realismo não representa um recuo ao realismo do século 19. Na cena, nas técnicas e materiais contemporâneos é que finca suas raízes.


Acusados de fazer aquilo que a fotografia já era capaz de fazer, os hiper-realistas reagem. Diz Richard Ester, um dos expoentes do movimento: Não acredito que a fotografia dê a última palavra sobre a realidade.


Mas os pintores hiper-realistas utilizam-se da fotografia para congelar o momento. A partir dela dão início às suas telas. Utilizam-se também do aerógrafo ( airbrush ) - que não chega a tocar a tela – para obter um efeito liso, sem marcas dos gestos e das pinceladas, sem empastes. Eles retratam um mundo cotidiano, de cenas banais, através de uma observação precisa.


Observe, no detalhe desta tela de Iman Malek, o realismo do jeans

O artista
Iman Malek nasceu em 1976, em Teerã , no Irã. Aos 15 começou a aprender pintura com seu primeiro e único professor, Morteza Katouzian– grande pintor realista iraniano. Em 1999 formou-se em Design Gráfico na Art University of Tehran. Desde 1998 participou de várias exposições. Em 2001 fundou o ARA Painting Studio, uma escola de pintura baseada nos valores clássicos e tradicionais.
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Veja mais, de Iman Malek
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Também localizei na internet um show de slides da
Obra de Iman Malek





Um comentário:

  1. Obras realistas, para mim, expressam de forma mais nítida o talento dos artistas... e Iman é muito bom, é esimulante apreciar o seu trabalho.

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