.
E a poesia sem medo
.
Revisito Torquato Neto, nas frias noites de Lumiar. (Está um frio danado aqui, esta primavera). Porque falei em Augusto de Campos. Porque Geléia Geral foi o nome de sua coluna de jornal. Uma coluna de atualidades, os novos discos no mercado, os shows, etc,bandeira do Tropicalismo. Porque nesta época de tantos conformismos, é reconfortante rever os inconformados de todos os tempos.
Torquato noticia ali, em Geléia Geral, uma entrevista de Caetano ( 1970, acho) em Londres, em que diz:- Espero que Gal compreenda que nós morremos.
O livro é Os Últimos Dias de Paupéria – Editora Max Limonad. A primeira edição é de 73. Na capa, Torquato em Nosferato in Brazil ( 1970), filme de Ivan Cardoso.” Copirraite” Ana Maria de Araujo Duarte.
.
Este texto (abaixo), publicado por ele na Geléia Geral, em setembro de 71, era ilustrado com uma foto de Godard. Legenda: Godard. Poeta. Nunca teve medo de quebrar a cara. Quebrou?
.
.
Pessoal Intransferível
......................... Torquato Neto
.
Escute, meu chapa: um poeta não se faz com versos. É o risco, é estar sempre a perigo sem medo, é inventar o perigo e estar sempre recriando dificuldades pelo menos maiores, é destruir a linguagem e explodir com ela. Nada no bolso e nas mãos. Sabendo: perigoso, divino, maravilhoso.
Poetar é simples, como dois e dois são quatro sei que a vida vale a pena etc. Difícil é não cortar o cabelo quando a barra pesa. Difícil, para quem não é poeta, é não trair a poesia, que, pensando bem, não é nada, se você está sempre pronto a temer tudo; menos o ridículo de declamar versinhos sorridentes. E sair por aí, ainda sorridente mestre de cerimônias, “herdeiro” da poesia dos que levaram a coisa até o fim e continuam levando, graças a Deus.
E fique sabendo: quem não se arrisca não pode berrar. Citação: leve um homem e um boi ao matadouro. O que berrar mais na hora do perigo é o homem, nem que seja o boi. Adeusão.
.
.
Links bacanas para Torquato Neto ( vídeo) -
http://www.youtube.com/watch?v=Eb8SPnETTU0
http://www.youtube.com/watch?v=XTHS1y2kibk
27 de set. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário