IMAGENS DE DON QUIXOTE
Personagens da literatura e da arte universal, de estrutura perfeita, como Romeu-e-Julieta, de Shakespeare; Salomé, de Oscar Wilde; Gioconda, de Leonardo Da Vinci; ou a Marilyn Monroe, de Andy Warrol; apenas para citar alguns exemplos de ficção no mundo, podem ser mexidos, revirados, reinterpretados, desconstruídos, remontados, sem que percam com isso, jamais, sua identidade e integridade.
E o Don Quixote é , talvez, neste sentido, o maior deles. Onde quer que esteja, será reconhecido, identificado pelo grande público. Mesmo quando olhado sob o ponto de vista da mais absoluta abstração, estará lá, inteiro. Mesmo que mostrado num pequeno fragmento gráfico ou literário, num único traço de um criador de talento, na única cena de um filme, numa única passagem, misturado à figuração, ou no único verso de um soneto. E logo diremos: “Olha lá. O DoN Quixote.” Mesmo se retirado de seu contexto ou cenário original, renominado, refigurinado ou transportado de seu tempo. Será sempre o Don Quixote.
Lima de Freitas, ilustrador português, século 19
Esse traço fantástico do personagem, indício de sua perfeição estrutural, é claro, é também um aspecto dos mais instigantes para criadores de todas as áreas. O que faz interminável uma coleção como esta, de IMAGENS DO DON QUIXOTE . Em todas as formas de expressão, ele já fez alguma aparição.
No século 16, quando foi lançado, o livro de Cervantes fez imediato sucesso de público. Depois andou fechado nas bibliotecas das elites intelectuais, até de novo ressurgir como um astro pop universal no século 19, a partir da Espanha e de Portugal. E grandes ilustradores capricharam em edições populares e de luxo.
Manoel Macedo, ilustrador português, sec. 19
Eduardo Teixeira Coelho, ilustrador português, sec. 19
Angelo Marti, sec. 19
Continua
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário