Precursores entre os personagens de quadrinhos brasileiros, Reco Reco, Bolão e Azeitona , três adolescentes de “miolo mole” criados por Luiz Sá em bicos-de-pena aquarelados, são mais alguns dos mais marcantes personagens da infância dos sessentões de hoje.
Na ilustração à esquerda, um retrato de Luiz Sá cai sobre a cabeça de Bolão
Eles surgiram em 1931, quando Adolfo Aizen , editor da revista O Malho – primeiro trabalho de Luiz Sá na imprensa do Rio de Janeiro - e futuro dono da Ebal, encomendou-lhe uma história em quadrinhos para crianças.
Foram lançados na revista Tico-Tico, onde permaneceram até o fechamento da revista, em 1957, e foram tão populares que as Estampas Eucalol (já falamos delas aqui, Marcador Almanaque) tiveram uma série desses garotos.
Para nós, que já atingimos a marca dos 60 anos, Reco Reco, Bolão e Azeitona povoaram o universo de nossa primeira infância. Muitos aprenderam a ler nas páginas de O Tico-Tico e nos cartazes e quadrinhos de Luiz Sá.
E nos impregnaram com suas imagens para sempre.
Nas páginas da Tico Tico
.
Foi uma das épocas mais marcantes de minha infância e juventude. As revistas eram instrutivas, engraçadas e sem qualquer maldade.
ResponderExcluirMaravilha que o tempo deixou para trás.
Sempre tive uma curiosidade imensa em conhecer esses personagens.Meus pais falavam deles,mas,eu
ResponderExcluirmesma não os conhecia.
Como historiadora,fico feliz em saber que tínhamos
personagens tão engraçados em HQ,muito antes da
Turma da Mônica.