Capa desta edição: jardim do Museu da República - RJ. Foto NT |
O CINE CAVALIERE ORLANDI
.
Acabo de retornar há poucas horas do FATU - Festival de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade, na cidade de Socorro, São Paulo. É minha segunda vez no FATU. A primeira, em 2009, tive o meu filme Caçadores de Dinossauros premiado na categoria Melhor Montagem. Este ano, junto do FATU ocorreu o ENBLOG 1.0 - Encontro Nacional de Blogueiros, como evento paralelo, com premiação, e fiz parte deste juri.
,
Sobre o FATU e a cidade de Socorro já tenho falado na internet. Hoje quero falar do Cine Cavaliere Orlandi, onde ocorreu mostra do festival, este ano com 32 filmes.
O Cine Cavaliere Orlandi foi inaugurado em 1942, em plena euforia cafeeira,em estilo art-deco, por João Della Maggiori Orlandi, imigrante italiano, barão do café. Tinha 540 lugares - hoje reduzidos a 150 - e filas que dobravam vários quarteirões. Especialmente nos lançamentos de fimes nacionais, como os de Mazzaropi - o campeão de bilheteria da história daquele cinema.
..
UM PEDAÇO DA HISTÓRIA
;.
A história do Cavaliere Orlandi confunde-se com a própria história do Cinema no Brasil e no mundo, nos últimos 70 anos, marcada por grandes transformações. Anos em que a arte cinematográfica deixou o coeiro para atingir a maturidade, com o Tecnicolor, o Cinemascope, a Terceira Dimensão, o Som de Alta Fidelidade.
.
Contudo, seus donos atuais, descendentes do fundador, empenharam-se em manter o cinema tão fiel quantto possível a seu projeto original, no decor, arquitetura e velhos equipamentos, como o antiquíssimo projetor de filmes em película. É uma dos últimas salas do país, senão a última nestas condições.
.
Selo em bronze do velho projetor |
.
Quem de nós não tem no Cinema Paradiso ( Nuovo Cinema Paradiso, no original), filme de Giuseppe Tornatore, de 1988, e passado em 1942 - justo quando nascia o Cavaliere - um seus prediletos?
.
Pois o Cavaliere Orlandi é uma espécie de Cinema Paradiso. Viu nascer e crescer a cidade e cada um de seus cidadãos. Impregnou-os de sonhos, de novas idéias, influenciou comportamentos. Como monumento, ponto de encontro, de trocas afetivas, marco da cidade e do Circuito das Águas Paulista ( foi o primeiro da região).
..
DESPEDIDA
.
.Vai fechar para reforma. Adaptar-se às necessidades do Cinema Digital e do novo mercado distribuidor. O velho projetor e seu facho de luz que nos arrepiava no escuro da sala aposentam-se para sempre. É o fim de uma era.
.
Bobina (acima) e projetor ( abaixo), na penumbra da sala de projeção do Cavaliere Orlandi |
.
Despeço~me, carregando na mochila um trecho de filme, para contar aos netos o que foi a película, o princípio de tudo: na faixa azul, o som; cada 20 quadros, um segundo de imagens.
.
.
Parabens pela Matéria sobre o cinema de minha cidade.abs
ResponderExcluir