Nijinsky e Nureyev, os maiores
Vaslav Nijinsky - 1888-1950 |
Lenda. Mas era o que se dizia: para que surgisse outro bailarino comoVaslav Nijinsky o mundo esperaria um século inteiro.
Nijinsky em L'Après-Midi d'un Faune |
Não foi preciso tanto. No final da década de 50 tinha início a carreira de outro bailarino soviético, Rudolf Nureyev, chamado por todos de "o novo Nijinsky". Nureyev começou no Kirov Ballet , e, aproveitando uma viagem da companhia, em 1961, fugiu da União Soviética, pedindo asilo na França. Formou, com Margot Fonteyn, a dupla de bailarinos mais incensado do mundo, na segunda metade do século 20.
Rudolf Nuryeiev - 1938-1993 |
Nijinsky morreu em 1950, num sanatório em.Londres, vítima de esquizofrenia, deixando uma auto-biografia: Eu, Palhaço de Deus.
Nureyev morreu em 1993 de complicações causadas pelo vírus HIV.
Rudolf Nureyev |
O Fauno, poema, desenho e música
.
O carro-chefe de Nijinsky foi L'AprèsMidi d'un Faune, com coreografia sua, composição de Debussy sobre famosíssimo poema de Mallarmé, Le Faune, que Paul Valéry considerou o maior poema da Literatura Francesa. Veja só o que temos até aqui! Mas tem mais.
Claude Débussy 1862-1918 |
Stéphane Mallarmé 1842-1898 |
A música, um Poema Sinfônico, foi composta em. 1892 e estreou em Paris, em 1894. Foi chamada Prelude à l'Après-Midi d'un Faune, já que Debussy pretendia compor uma suite inteira. É um expoente da música impressionista e o marco inaugural da música moderna.
O Fauno de Manet
.
Ilustrações de Édouard Manet, do poema de Mallarmé; Inspiração na arte japonesa. . |
O Fauno, na dança
.
Nijinsky trabalhou a coreografia do Fauno, que estreou em 1912, dois anos, sem no entanto nunca ter lido o poema de Mallarmé. Inspirou-se em imagens de vasos gregos do século IV aC, que viu no Louvre, para a construção das figuras no palco - corpo frontal, e cabeça e pés em perfil. Seu Fauno movimentava-se com as pernas bastante separadas e pés com o dedo polegar aberto, distante dos demais (tal como o sátiro que viu nestes mesmos vasos).
.
Há um trechinho do Fauno de Nijinsky no Youtube (0,45 m). Ela, a ninfa, é a bailarina Lydia Nelidova.
.
O novo Nijinsky, Nureyev, aqui, dança, em 1980, a mesma coreografia , no programa Tributo a Vaslav Nijinsky, da BBC. No vídeo, a coreografia completa.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário