..
A Dama Holográfica |
Mas, prosseguindo a história iniciada no post anterior, vamos agora conhecer sua segunda protagonista:
Kate Moss, a Musa Holográfica
Kate Moss. Modelo fotográfica e de passarela, chegou a ser a segunda mais bem paga do mundo , alcançando rendimentos mensais de até
10 000 000 de dólares.
Nascida no Reino Unido, começou aos 14 anos de idade, em 1988. E, conhecida por sua enorme capacidade de transformação - podia fotografar tanto como a menina inocente quanto como uma mulher madura - sua carreira decolou com rapidez, e em dois anos era uma celebridade.
Estava então agora com 16 anos E mais tarde lembraria: " Eu estava no avião o tempo todo. Não via meus amigos. E chorava muito. Foi bastante assustador. Indo e voltando. Nova York, Londres, Nova York, Londres. Não via mais nada. Trabalhar, trabalhar, trabalhar."
Menina e mulher
Disputada para passarelas, ensaios fotográficos e comerciais, no início dos anos 90 começaram a surgir na imprensa as primeiras notas de envolvimento de Kate Moss com o mundo das drogas.
.
A campanha da imprensa
Ensaio fotográfico com Johnny Depp |
Amizade com Amy Whinehouse |
Em 95, o jornal londrino Daily Mirror, em destacada reportagem intitulada" EXCLUSIVE: COCAINE KATE", noticiava que a modelo havia sido flagrada cheirando cocaína num estúdio de música nos arredores de Nova York.
As fotos da reportagem imediatamente correram a internet e os tablóides de menor porte. O escândalo se estendia.
O Daily Mirror inicia intensa campanha difamatória |
No final dos anos 90, início dos anos 2000, numa clínica de recuperação para usuários de drogas, Kate estava esquecida de público e mídia. Sofria também de anorexia.
Entra em cena Alexander McQueen
Mas em 2006, o desfile de lançamento da coleção Outono-Inverno de Alexander McQueen terminava, para perplexidade da platéia e imprensa, com a imagem holográfica de Kate Moss, diáfana, imaterial, pairando como um anjo sobre a passarela.
A célebre imagem do desfile
O vigor do discurso
McQueen apresenta-se, no final no desfile. Na camiseta, "Kate, we love you" |
Depois daquela data
Em 2010, logo após a morte do estilista, o Metropolitan Museum of Art - NY, com a exposição Savage Beauty, retrospectica , inscrevia o nome de McQueen entre os mais importantes artistas contemporâneos.
No cartaz da exposição e capa do catálogo uma alusão à imagem holográfica do memorável desfile.
Capa do catálogo da exposição Savage Beauty, do Metropolitan Museum of Art, criada por Solve Sundsbo |
O Retorno
;
Depois daquela noite, Kate Moss voltou às revistas e passarelas.
Linda aos 37 anos, madura, mãe, casa-se em agosto de 2010 com o guitarista da banda Killing, Jamie Hince.
Veste John Galiano e tem toda uma edição da American Vogue a ela dedicada, com fotos de Mário Testino. Estrela a campanha da Calvin Klein. Em maio de 2011, chega a ser capa, ao mesmo tempo, das duas mais importantes revistas de Moda: Vogue e Haper's Bazaar. Esta última, uma edição em tributo a McQueen.
Maio de 2011. Kate Moss. Tributo a McQueen |
Nenhum comentário:
Postar um comentário