“A mais bela roupa que pode vestir uma mulher são os braços do homem amado. Para as que não têm essa sorte, eu estou aqui" -
YSL
Saint Laurent, 1971. Escândalo ao posar nu para o lançamento de um perfume
Sim, é possível que Yves Saint Laurent tenha sido um mauvais garçon, como quis a jornalista francesa Marie-Dominique Lelièvre , em sua biografia não-autorizada, Saint Laurent, Mauvais Garçon, de 2010,”criador atormentado, confinado à sua casa de Alta Costura, devorando antetaminas, uísque e cocaína”.
Mas não é desta forma que a história da arte e da moda lembrará de Saint Laurent. Para sempre, será o gênio ousado e revolucionário, o gigante eternizado no movimento pela libertação da mulher, o primeiro a trazer para as passarelas modelos negras, o primeiro a expor seus trabalhos nos maiores museus do mundo.
Momentos
1955 – o jovem Yves Saint Laurent trabalha na Casa Dior. Tem 20 anos, quando a revista Hapers Baazar publica uma de suas criações, Soirée de Paris, em foto histórica de Richard Avedon, que definitivamente consagra o jovem estilista.
Dovima, modelo famosa, veste Soirée de Paris, para a Hapers Baazar
1957 - Com a morte de Dior, Saint Laurent assume a Casa Dior e lança, em seguida, a coleção Trapèze. No Brasil, moda trapézio.
Linha trapèze, da Casa Dior, assinada por YSL
1960 – Lança a Coleção Chic Beatnik, sem sucesso na Alta Costura, mas adotada como uma espécie de uniforme pelos vanguardistas, e marca pelos camisões pretos, de gola alta, rolê. Convocado para o serviço militar, deixa a Casa Dior.
Camisões pretos, gola rolê. Um cult reverencia a Geração Beat
1961 –Início da marca YSL, com Pierre Bergé, sócio e grande amor que acompanharia Saint Laurent até o fim da vida. Maison de Couture.
1965- Criações baseadas na obra de Mondrian.
Mondrian Dress
1966 – “ Lamentamos, minha senhora. Mas não poderá entrar no restaurante vestindo calças”. O restaurante era o elegante Côte Basque, de NY, citado por Truman Capote em seu último romance, e conhecido por separar os clientes por classes sociais em diferentes salões. A “senhora” era a socialite Nam Kempner, não menos conhecida pela elegância. Mrs. Kempner então tirou as calças, fazendo do casaco um curto vestido. Ela vestia um Yves Saint Laurent, modelo que se tornaria famoso desde então e hoje um clássico. O Le Smoking.
Com o smoking feminino, Saint Laurent libera as calças para mulheres. Uma tomada de posição em relação à libertação da mulher
Seguiram-se os ternos e a linha safári
No mesmo ano, lança a Coleção PopArt, que homenageia os pintores Pop.
1967 – Coleção Africaine – que entregará de forma definitiva a passarela a modelos negras. É também o ano em que assina os figurinos do filme Belle de Jour ( Bela da Tarde) de Luis Buñuel, estrelado por Catherine De Neuve.
Catherine De Neuve, no set de Belle de Jour com Buñuel, veste Saint Laurent
Encontro perfeito. De Neuve torna-se "a musa de Saint Laurent"
1971 – Coleção 40. Inspirada nos anos 40, de resultados desastrosos, consagrada anos mais tarde, com o retorno das ombreiras e de uma nova silhueta da mulher.
1976 – Coleção inspirada na Carmen de Bizet. Saint Laurent apresenta 300 peças em 3 horas.
Inspiração na Espanha
1977- Coleção Ballets Russes, suntuosa e por ele considerada sua melhor coleção. O NY Times comenta: "uma coleção que revolucionatá a moda no mundo.”
Coleção Ballets Russes. Linha Cossaco
Anos 80 - série de coleções inspiradas em pintores e correntes artísticas: Miró, Picasso, Velasquez...
1983 . primeiro estilista a ter uma exposição no Metropolitan Museum, de NY. Sucesso estrondoso de público. A exposição segue para Paris, Pequim, Moscou, São Petesburgo, Tóquio, Sidney. Saint Laurent está com 47 anos. A depressão, o álool, o priapismo e as drogas começam a mostrar seus efeitos .
Anos 90 – considerados anos pouco criativos
2002 – o grupo Gucci compra a marca YSL
2003 - Saint Laurent despede-se da carreira
2008 – morre de tumor cerebral, aos 71 anos.
Veja mais sobre Yves Saint Laurent nesta edição:
http://neilatavaresgeleiageral.blogspot.com/2011/03/ainda-yves-saint-laurent.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário