.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

14 de dez. de 2010

KEITH HARING

.

Caracteres de Haring - a criação de uma escrita


Da arte marginal ao universo das celebridades

Mural de Keith Haring na Houston Street

Pintor pop , muralista, nascido na Pensilvânia, EEUU ( 1958), Keith Haring estudou em Pittsburgh desenho gráfico. Começou fazendo desenhos a giz no metrô de NY e logo conquistou público e crítica. É um dos pais do grafite. A inspiração – dizia - era Andy Warrol.


Keith Haring e Andy Warhol

Logo sua arte espraiava-se no mundo, com exposições sempre alternativas e murais que criticavam posturas sociais - como o appatheid - enquanto ganhava admiradores famosos - Basquiat, Madonna, Yoko Ono, Thimoty Leary, entre outros.. onequinhos de cores diferentes opunham-se ou aliavam-se, expressando as diferenças sociais , raciais e individuais, como uma nova escrita.




Em 1986, Haring assinou a pintura corporal de Grace Jones ( atriz, cantora, modelo, dançarina) no filme Vamp, comédia de horror de Robert Rusler e Chris Makepeace, um cult no qual Grace vive a vampira stripper Katrina. Veja a cena.


Grace Jones, dancing as Katrina in "Vamp" (1986)




Encarando a AIDS

Três anos depois do lançamento de Vamp, 1989, quando foi diagnosticado portador do HIV, o artista criou a Fundação Keith Haring, ainda hoje em plena atividade, para a pesquisa do virus. Keith Haring morreu em fevereiro de 1990, aos 31 anos.




A Imortalidade


Vinte anos se passaram sem Keith, que, no entanto, nunca foi esquecido. Como Andy Warrol, continuou a brilhar como uma celebridade, um símbolo da cutura pop e do comportamento na segunda metade do século 20.


Seu trabalho é frequentemente associado ao rock'n'roll. Ficaram célebres as citações do artista por Rihanna, no bonito clipe Rude Boy - em que a popstar de Barbados homenageia a Pop-Art - e de Madonna, em Into the Groove, sua última turnê, em cenários virtuais e coreografias.


Rihanna - Rude Boy




Madonna - Into the Groove




Keith Haring no mundo fashion

Também a Moda nunca deixou de prestrar-lhe tributo. Em estamparias, coleções, cartazes ou na decoração de grandes magazines. Uma delas criou o slogan de sua coleção 2009: "Keith Haring é fashion". Quem diria, hein?

.





Amigos,

Esta é a última edição do ano. Voltaremos a nos encontrar na segunda semana de janeiro de 2011. Para celebrar este nosso último encontro do ano fiquem com essa original apresentação, feita na praça de alimentação de um shopping em NY, que até esta data e menos de dois meses de veiculação na internet já chega às 25 000 000 de visualzações no Youtube.

Aleluia é parte do Oratório de Hoendel , O Messias, composto em Londres, 1742.

Bom Ano Novo.

Christmas Food Court Flash Mob, Hallelujah Chorus




Nenhum comentário:

Postar um comentário