.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

29 de dez. de 2010

BJORK, A FLOR DE ICELAND

.

Icelandd (Islândia) - Veja outras fotos em http://www.icelandiscool.com/photos/

Bjork nasceu em Iceland ( no Brasil, Islândia). Pequeno país-ilha, localizado entre a Groenlândia e a Noruega, de clima ameno e picos nevados, que possui a maior taxa de longevidade do mundo. A Islândia tem uma grande diversidade natural e geológica, com praias, piscinas naturais de água quente, cachoeiras, geisers, auroras boreais e toda sorte de surpresas, num conjunto deslumbrante. Foi terra de vickings e ali se mistura à beleza natural a riqueza cultural, marcada pela crença em duendes, fadas, bruxas e trolls.

Neste país distante de nós, Bjork começou a cantar, a compor e a liderar bandas alternativas - nas quais era também percussionista - aos 12 anos de idade. Apoiada pelo padrasto , no mesmo ano (1977), lançou seu primeiro single, Bjork, que tinha por capa uma tela de Kjarval, artista iluminado pelas cores e lendas de Islândia. No repertório do disco, músicas alusivas à mesma magia. Ela estava lá, em cada escolha feita para o disco.

Elementais e soutros seres mágicos aparecem em telas de Kjarval. bjork identifica seu primeiro single com o legendário pintor islandês

A carreira internacional não demorou a acontecer, e, em 1995, uma parceria sua com Madonna rendeu-lhe maior fama - música que nomeou o show da pop-star , um de seus maiores sucessos em turnês internacionais e um um clipe - ainda hoje um dos mais assistidos de Madonna. Bedtime Story.

Madonna chama Bjork

Foi Madonna quem propôs. Mandou um recado por seu produtor, que também já produzira Bjork. Queria conhecer Bjork e propor-lhe a criação de uma música. Bjork fez duas letras, Madonna trabalhou em cima. Eis o que é Bedtime Story. Uma feliz mistura da telúrica magia de herança viking, em Bjork, e o tufão novaiorquino, cosmopolita, mistura de islã, cristianismo e judaísmo. Encontro de mágicas.

Em Bedtime Story, o cosmopolitismo metafísico de Madonna, em símbolos judaicos, cristãos, islâmicos, mitologias grega e romana, surrealismo, mistura-se ao telúrico mistcismo dos vikings, em Bjork

Mais sobre Bedtime neste blog:

http://neilatavaresgeleiageral.blogspot.com/2010/02/madonna-e-metafisica.html

Por onde anda o mágico

Há muitos clipes de Bjork nos canais da internet. Mas este que mostro abaixo é especialmente bom. Nele, a artista transpõe a mágica dos antepassados a um futurismo de ficção científica. Mas é outra vez a mesma mágica.


All is full of love




Bjork - "Náttúra"

Náttúra é um trabalho de Bjork lançado em 2008, e de ambições bem mais universais. Náttúra é música, disco, sequência de shows, campanha em defesa do meio-ambiente, ONG que atende aos direitos da criança. O Encantamento ainda presente


.

Bjork - lançamento da campanha Náttúra, Aqui a artista se confunde com um ser da natureza





Nenhum comentário:

Postar um comentário