Estátua de Bruce Lee - Hong Kong
Quando, no dia 20 de julho de 1973, em Hong Kong, o grande guerreiro caiu, vencido por um comprimido para dor de cabeça, antes de completar 33 anos, a China declarou que a morte de Bruce Lee era uma verdadeira tragédia para o povo chinês. Intolerância ao Equagesic, presente em grande parte dos analgésicos. Foi o maior divulgador da cultura chinesa no Ocidente durante o século 20.
Um artista marcial
Bruce Lee não nasceu na China, mas em San Francisco, EEUU, em 1940. De pais chineses, ambos atores da Ópera Chinesa. Mas cresceu em Hong Kong até os 19 anos. Depois, San Francisco outra vez. Aos 4, já se iniciava nas Artes Marciais.Tai Chi, Win Chun, Jun Fan Gung Fu (Kung Fu), algumas técnicas de Caratê e Taekwendo, boxe nos EEUU. E finalmente, o Jeet Kune Do, uma luta própria, desenvolvida por ele, com maior espaço para improviso e inspiração.
Desafiou a tradição chinesa, segundo a qual as Artes Marciais só deveriam ser reveladas aos orientais. E as trouxe ao Ocidente. Para ele, a tradição devia ser seguida sem rigidez. Era preciso adaptá-la aos novos tempos.
A força espiritual
Bruce Lee era um leitor compulsivo de filosofia. As Artes Marciais para ele eram uma metáfora do domínio espiritual. Seus livros mostram bem isso, mesclando a filosofia às técnicas de luta . E “as frases de Bruce Lee” inundam hoje a internet. Apesar de se dizer uma cultura eclética, o que nelas, frases, se revela é uma grande influência do TAO, citações de Lao Tsé, Chuang Tsé, do Tao Te King. Mas nem pense em religião. O Taoísmo original era uma tradição filosófica. Quando perguntado se acreditava em Deus, Lee respondeu: " Sabe que eu não sei?"
A verdade é que O Dragão, como é chamado, sabia que a força física, a técnica, a destreza podem pouco sem o autodomínio, o autoconhecimento, o conhecimento do outro, a correção. É desta soma que se faz o guerreiro, o guerreiro invencível e imortal, que afinal se tornou. E Bruce Lee, dizem aqueles que com ele conviveram, viveu mesmo de acordo com o que pregou.
Quase quarenta anos após sua morte, Lee aí está, seguido por uma meninada de 11, 12 anos de idade que levará sua lenda a filhos e netos por muito tempo ainda.
Pinguepongue com nunchaku
Das várias cenas que vi de Bruce Lee na internet, o comercial da Nokia, em que joga pinguepongue com um nunchaku em vez de raquete é das mais saborosas.
Nunchaku, para quem não sabe, é um bastão duplo utilizado nas Artes Marciais. Este, da imagem abaixo, à venda na internet, tem a imagem de Bruce Lee gravada no estojo.
Nunchaku
Imagina alguém jogar pinguepongue com isso, em vez de raquete.
Pinguepongue
Nenhum comentário:
Postar um comentário