O princípio do fovismo
A palavra fovismo (fauvisme, em francês) deriva de fauves, feras. Conta-se quequando os pintore fovistas fizera, em 1905, a primeira exposição deste movimento, foram chamados por Louis Vauxcelles, grande crítico de arte da Europa do início do século 20, de feras. Não era esse um elogio. Vauxcelles considerou que esta não era uma arte de homens, mas de animais selvagens.
Como resposta, o grupo de artistas assumiu o nome. Eles se auto-intitularam fauvistas, ou fovistas em nosso idioma.
O fovismo teve curta duração. O grupo de artistas vinha do impressionismo e do expressionismo, e tinha como principal característica o uso intenso da cor e da pincelada de forma particular. Para eles, a cor não era nem uma expressão racional nem emocional, mas seguia os impulsos do instinto, expressava sensações elementares. Era utilizada pura - como saía da bisnaga. A pintura se dava em manchas largas, pincelado violento, espontâneo. E outra característica do movimento era a ausência de ar livre.
Conelius Theodorus van Dongen ( 1877 - 1968), conhecido por Kees van Dongen, tinha origem holandesa. Chegando em Paris, juntou-se a artistas como Henri Matisse, Manguin e Derain, e juntos lideraram o fovismo, que, afinal, seria uma espécie de rito de passagem.
Logo os pintores fovistas partiam para novas escolas e influências. Uns voltavam ao impressionismo, outros partiam para o abstracionismo, o figurativismo, o cubismo... Mas o fovismo deixaria profundas marcas na arte universal.
Sobre o fovismo
As cores chegaram a ser para nós como cartuchos de dinamite - André Derain
Quero incendiar a Escola de Belas Artes com meus vermelhos e azuis - Maurice Vlamink
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