.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

19 de set. de 2009

ELISEU VISCONTI NO THEATRO MUNICIPAL

.
Há emails que dão mesmo um enorme prazer quando chegam. Melhor quando vem assinados. É bom recebê-los, repassá-los, mostrá-los, como é bom dar o crédito a quem teve a iniciativa de fazê-los, a generosidade de compartilhar com outros aquela história, aquele texto, aquelas imagens.

É o caso deste. Tem ficha técnica, que beleza ( veja no final). E é lindo.

Só tenho mesmo a lamentar não poder mostrá-lo inteiro. São muitas fotos ( mais de 50, eu acho). Difícil escolher quais publicar. Não caberiam todas aqui . E só posso mesmo dar uma amostra deste PPS que, em si, é uma obra de arte. E trata do trabalho de Eliseu Visconti no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.



São de Visconti o friso do proscênio ( a parte superior da moldura do palco), o pano-de-boca ( cortina que sobe verticalmente, revelando a cena) o plafond sobre a platéia e o foyer.

Palco. Pano-de-boca e friso sobre o proscênio












Foyer, na extrema direita, e plafond dobre a plateia em diferentes iluminações

Muitas vezes percorri estas obras com binóculo, tentando desvendar-lhes todos os detalhes. E, na impossibilidade de exibir aqui todas as fotos, escolho ficar com o palco.
Palco

1 - o friso sobre o proscênio

Eliseu Visconti refez o friso em 1936. Na última reforma do teatro, em 2009 - parte das comemorações de seu centenário - descobriu-se que o primeiro friso ( 1909) ainda estava lá. O pintor teve o cuidado de deixar um espaço de 30 cm entre a primeira e a segunda versão, preservando assim a primeira.
Detalhes do friso









2- O Pano-de-boca



Detalhes

Carlos Gomes, em estudo para o pano-de-boca





A ficha técnica do email


Um comentário:

  1. Gostei muito desta publicação, O texto e as imagens são ótimos. Obrigada.
    Abraços,
    Irene Alhanati Cardillo

    ResponderExcluir