.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

19 de ago. de 2009

Notas, dicas e outras


Back2Black, no Rio - Não entendi as metáforas

Marco Nanine feito negro no Photoshop para o cartaz do evento


Li no excelente site Geledes, esta nota ( com foto) - http://www.geledes.org.br/destaques/back2black-festival.html

Marco Nanini, o Lineu de “A grande família”, passou pelo photoshop e virou negro. Ele cedeu sua imagem para que fosse modificada para o cartaz do festival “Back2black”, que acontecerá na Estação de trem Leopoldina, no Rio, a partir da próxima sexta-feira (28 de agosto). O slogan do festival que discute a África em conferencias e shows é “Um dia todos nós fomos negros”.

Não entendi a metáfora. A imagem de um ator branco pintado de negro, no Brasil está ligado a momentos vergonhosos de nossas artes dramáticas. Sérgio Carodoso ( famosíssimo ator de TV e teatro à sua época), pagou o maior vexame em cena, em 1969, pintado de negro no principal papel da novela A Cabana do Pai Tomás (TV Globo). Triste. Mas ele não teve nenhuma culpa. A verdade é que ninguém estranhava. O público aceitava, acreditava, queria. Papel principal era só para ator branco.

Vinte anos antes, Abdias do Nascimento, fundador do Teatro Experimental do Negro, para o qual Nelson Rodrigues escreveu O Anjo Negro- peça fascinante, da linha das tragédias- foi impedido de estrear a peça no Teatro Municipal, que não recebia negros. Um ator sem muita importância foi pintado de negro para viver o grande papel.

De posse desta história, antipatizo com a idéia do cartaz Nanine, preto de Photoshop, querendo dizer o quê? Andei perguntando a todo mundo: “O que isso quer dizer?” Parece que ninguém entendeu. Se querrm dizer que o ator, como todos nós, já fomos negros, porque então não colocá-lo com a pele dele mesmo? Ora, se fomos, somos. Mesmo os que se vêm como brancos.









Sérgio Cardoso, como Pai Tomás, em A Cabana do Pai Tomás.




Mais metáforas
Do grande evento carioca, não entendi nem o título, Back2Black. Back não é atrás, para trás, nas costas, retrô, etc...?Mas o Brasil é um país negro hoje e não lá atrás.
Menos ainda entendi o out-door afixado nos pontos finais dos ônibus: Venha se sentir negro por tres dias.
Estou enganada ou o negócio cheira mesmo a festa de branco?


Mudando de assunto, Racismo
Deu n'O Globo


‘Pelo amor de Deus, o carro é meu’, disse homem confundido com criminoso
Homem negro afirma que foi agredido e humilhado em Osasco. Ele esperava a família que fazia compras em um supermercado.
As dores diminuíram, mas nesta quarta-feira (19) o segurança e técnico em eletrônica Januário Alves de Santana recebeu uma má noticia do dentista: as agressões afetaram o maxilar. Ele conta que foi espancado por seguranças do supermercado Carrefour, em Osasco, na Grande São Paulo, ao ser confundido com um assaltante. Segundo ele, os agentes acharam que Santana queria roubar uma moto e o próprio carro onde estava.

Saiba mais



Grafite em fachada de casa em Olinda, Pernambuco






"Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão"

( Eça de Queiroz )







A grande dama da nossa música, Elza Soares, recebeu, dia 26 de agosto , o título de cidadã de Salvador, na Câmara Municipal de Salvador por iniciativa da Vereadora Olívia Santana. A Elza, todos os aplausos e carinhos.




ATENÇÃO: Fogo na panela
Uma das grandes causas de incêndio em todo o mundo, caso aconteça com você esteja preparado. Não jogue água em nenhuma hipótese. Desligue o fogo. Umedeça um pano, torça bem para tirar toda a água e cubra com ele o fogo e a panela. Veja no vídeo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário