.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

21 de abr. de 2009

A Oficina

.

de Francisco Brennand


A Oficina de Francisco Brennand sempre exerceu sobre mim o maior fascínio. Pela beleza, pela monumentalidade e também por ser obra de um único homem, pela sua força criadora. E aquela mistura de templo, santuário, catedral, fortaleza, fábrica, espaço mítico.

Talvez façam agora mais de 20 anos que a visitei, no bairro da Várzea, no Recife, Pernambuco, em meio a uma preciosa reserva de Mata Atlântica. E nunca esqueci a emoção que senti então.

Também não esqueci nenhum detalhe. Eles ficaram fotografados na memória. E assim como há os que amam o Coliseu, ou as pirâmides egípcias, e guardam materiais a respeito, eu amo a construção de Brennand, e guardo tudo que encontro sobre ela.

Leio aqui, em velhas reportagens: Brennand conviveu em Paris, onde foi estudar pintura, com André Lothe e Fernand Léger, conheceu a cerâmica de Picasso e Miró, sofreu decidida influência de Antonio Gaudí e da faiança da Umbria, na Itália.

No início da década de 70 iniciou a restauração de uma fábrica de tijolos e telhas do pai, desativada em 1945 e em ruínas então.

Diz ele numa entrevista dos anos 90: “O envolvimento com o mundo dos arquétipos, com todos os mitos e símbolos provém da própria manipulação do barro, porque ele é a terra, o elemento primordial de que foi feito o homem.”





























"Devemos aprender a viver juntos como irmãos, senão, vamos morrer juntos como idiotas."

Martin Luther King
































..

Nenhum comentário:

Postar um comentário