.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

9 de abr. de 2009

O Don Quixote de alguns mestres indispensáveis

.IMAGENS DE DON QUIXOTE



Esta é a nona semana de publicações da série IMAGENS DE DON QUIXOTE. Você pode ver todas no marcador ARTE.



Estamos chegando ao final. Na próxima edição ( semana), termino., adianto que com chave de ouro. Guardei para o final o mais brasileiro dos Quixotes, o Homem da Mancha de Carlos Drummond de Andrade e Cândido Portinari.



Hoje reúno algumas imagens do Don Quixote que são clássicos da história do personagem. Por isso chamar indispensáveis estes mestres da pintura, da gravura e do desenho que ajudaram a fixar a face de Don Quixote em nossa memória afetiva. Goya, Daumier, Cocteau, Mingote, Hogarth.




Jean Cocteau (1889-1963)
Um dos mais importantes intelectuais do século 20, poeta, romancista, cineasta, designer e dramaturgo, com incursões também como ator de cinema, o nome de Jean Costeau destaca-se também entre os primeiros no surgimento do surrealismo, movimento no qual se empenhou ativamente. Ao lado de Jean Anouilh e René Char, criou o avant-garde clássico francês, que misturava novos e velhos códigos verbais. Foi influente na formação artística de alguns grandes intérpretes, como Eric Satie e Edith Piaf.















Honoré-Victorien Daumier(1808 -1879)


Pintor, chargista, gravador e ilustrador francês, conhecido como “o Michelângelo da caricatura, mestre da litografia e um pioneiro do naturalismo. Suas primeiras litos datam de 1820, quando o artista tinha ainda 12 anos de idade e foi trabalhar como ilustrador num centro gráfico.



Sua irreverência o levou à prisão, em 1831, quando satirizou um eminente político numa caricatura, com uma peruca que lembrava dois cornos e o bastão da liberdade na mão. São conhecidas mais de 400 gravuras de Daumier.



















William Hogarth (1697-1764)




Pintor, gravador e ilustrador inglês. Seu trabalho se estendeu de excelentes retratos realistas e HQs, como as séries de imagens "assuntos morais modernos", que satirizava a política e a burocracia, a burguesia, o casamento. A rebeldia de seu temperamento lhe valeu prisóes e retaliações, como na polêmica criada ao retratar o controverso político reformista John Wilkes com uma peruca em forma de cornos, segurando e um barrete representativo da liberdade.
Seu DON QUIXOTE reune elementos do realismo , da caricatura e das Histórias em Quadrinhos.
























Veja continuação na publicação abaixo ou no marcador ARTE

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário