.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

13 de fev. de 2009

O Don Quixote de Doré

.

Durante um tempo considerável pesquisei e colecionei imagens de Don Quixote de La Mancha, visto por diferentes artistas,e escolas e origens, ao longo dos séculos, e que passo a compartilhar aqui no Geléia Geral, nesta série. A cada edição semanal, faço a publicação de uma ou mais imagens do Don Quixote, na visão de Salvador Dali, de Pablo Picasso, Cândido Portinari, Ronaldo Torquato, Armando Romanelli, pintores flamencos, ilustradores portugueses dos séculos 19 e 20, artistas contemporâneos, obras assinadas ou anônimas.


Se você é um desses apaixonados pelo Don Quixote como eu, fique atento à série. É muito bonita. Faça para você um DVD com as imagens, ou mesmo, se aceita uma sugestão, para presentear um amigo.

Começo por Gustave Doré, um clássico da ilustração, talvez o mais importante, o mais admirado entre todos.

Pintor e ilustrador, Pierre Gustave Doré nasceu em Estrasburgo, em 1832 , mas é um artista francês, porque viveu e trabalhou em Paris até sua morte, em 1883.

Além do Don Quixote, ilustrou dezenas de outros livros, entre os quais destacam-se A Bíblia, A Divina Comédia de Dante Alighieri, Contos de Perrault ( como Chapeuzinho Vermelho, O Pequeno Polegar, O Barba Azul) e Fábulas de La Fontaine ( este último, à venda nos jornaleiros, em fascículos, com as ilustrações de Doré.

Quanto ao Don Quixote, Miguel Saavedra de Cervantes 1557 – 1616), teve a obra intitulada O Engenhoso Fidalgo Don Quixote de La Mancha publicada pela primeira vez em 1605, em Madrid, ainda incompleta. Outra parte viria depois, em 1615.

Escrito em castelhano, o livro contém 126 capítulos, divididos em duas partes, e Gustave Doré, para a edição francesa de 1866, fez mais de 400 desenhos.

Don Quixote De La Mancha é considerada a maior obra de ficção já escrita, sendo seu protagonista visto como o maior personagem de ficção de todos os tempos.


As ilustrações de Gustave Doré











Nenhum comentário:

Postar um comentário