.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

19 de fev. de 2009

Kizomba, Kuduro e Alvin Ailey


O que os três tem em comum?


O que seria da Dança mundial, não fosse a influência negra? Hein ? Uma rápida olhadela na história nossa conhecida da Dança, na popular ou na moderna, e já se tem uma noção. O que seria dela? A influência negra é tão definitiva quanto inesgotável.

Olha a ginga

Duas danças populares angolana conquistam o mundo. Kizomba, dança de salão, via Europa, e Kuduro, dança de rua, via Estados unidos.



Lembrei de ver no Diconário Banto do Brasil, de Nei Lopes ( Imprensa da Cidade), se tinha o significados destas duas palavras, que dão nome às danças. Nada encontrei para Kuduro,kizomba estava lá. Na verdade, quizomba, que veio dar, em português quizumba, significando confusão. E também festança.


Diz Nei Lopes:”...aos olhos do racismo, as festas dos negros sempre acabavam em confusão. Q. v. tb. o quimbundo kusuma, resmungar, rugir. Em iaca, kizumba significa adultério; em quioco e numa das línguas de Moçambique vocábulo de grafia idêntica designa a hiena...”



Veja as danças:

KIZOMBA
Dançada pelo casal Israel e Raquel
















KUDURO

Quanto ao kuduro, dança de rua, parece que está também, além de Angola, na maioria dos países árabes ou muçulmanos, como uma adaptação de antigas danças tradicionais, masculinas, há séculos dançadas numa extensa região do planeta de influência islâmica, já sincretizado num street dance.
















ALVIN AILEY


Numa outra vertente, mas ainda com fortes influências populares das danças religiosas, um clássico da coreografia moderna, do Alvin Ailey American Theater Dance. Nascido eu 1958, iniciativa de jovens estudantes de dança afro-americanos, o Alvin Ailey é hoje ainda, aos cinquenta anos, uma referência na dança moderna internacional.


ALVIN AILEY, EM WADE IN THE WATER FROM REVELATIONS














Bonito, não é?

















.

Nenhum comentário:

Postar um comentário