.
Momento almanaque:
VOCÊ SABIA?
.
Pois está aqui, olha só, n’O Livro de Ouro das Flores, de Cecília Beatriz L. da Veiga Soares ( Ediouro)
Baunilha
Nome científico: Vanilla planifolia
Família : Orquidaceae
A planta trepadeira é a única entre as numerosas espécies de orquídeas utilizada na alimentação. Produz a tão cobiçada fava e é considerada por muitos “a rainha das especiarias”. Floresce em magníficos cachos, que podem ter até vinte flores. Elas nunca se abrem ao mesmo tempo, mas apenas uma ou duas por dia. Desabrocham antes do sol nascer, permanecendo abertas durante seis a oito horas. Uma planta adulta, bem cultivada, pode ultrapassar os cem cachos e florescer com exuberância por aproximadamente dez anos.
No México, seu habitat, a polinização é feita por insetos locais. Levadas para outros países onde não existem esses polinizadores naturais, a fecundação é feita manualmente: com um palito, faz-se a transferência de uma antera a um estigma. Os frutos aromáticos, largamente empregados na culinária, na perfumaria e indústria farmacêutica, amadurecem em sete a oito meses. Em forma de vagens, com cerca de vinte de comprimento, são colhidos antes de se abrirem.
Os conquistadores espanhóis passaram a saborear esta especiaria, quando Montezuma, soberano dos astecas, ofereceu-lhes, em cálices de ouro, uma pasta feita da mistura de cacau e milho pulverizados, aromatizada com baunilha.Os astecas mantinham em segredo a origem do produto e somente na metade do século 16 os espanhóis puderam conhecer a planta.
Levada para a Europa, tornou-se logo importante na indústria do chocolate, como aromatizante. Seu uso expandiu-se também para a aromatização de licores e inúmeros outros produtos alimentícios, além do tabaco.
Curiosamente, embora a origem da baunilha seja mexicana, atualmente os grandes exportadores são Madagascar e ilhas do Oceano Índico. No Brasil, temos outras variedades desta planta.
Considerada afrodisíaca, ela faz parte do livro Plantas Eróticas, de Sangirardi Jr, que nos transmite esta curiosa informação: “Baunilha vem do espanhol vainilla, significando bainha. A palavra deriva do latim vagina e tem o mesmo significado. Não se sabe quando passou a designar também o canal entre a vulva e o útero, no corpo da mulher”.
A baunilha floresce em grandes cachos
.
7 de fev. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário