Tenho acompanhado com interesse e entusiasmo as tendências mundiais de Construção Sustentável. Andei dando uma olhada na internet do que há em português sobre o assunto. Infelizmente, achei pouca coisa. Mas queria destacar matérias de dois blogs.
O primeiro é um artigo de Márcio Augusto Araújo, consultor do IDHEA – Instituto para o Desenvolvimento das Habitações Ecológicas. Diz ele:
A moderna Construção Sustentável é um sistema construtivo que promove intervenções sobre o meio ambiente, adaptando-o para suas necessidades de uso, produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras.A Construção Sustentável faz uso de ecomateriais e de soluções tecnológicas e inteligentes para promover o bom uso e a economia de recursos finitos (água e energia elétrica), a redução da poluição e a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno e o conforto de seus moradores e usuários. Esse tipo de construção nunca é intuitiva. Mesmo quando emprega produtos ou processos artesanais (por ex. paredes de adobe ou taipa de pilão), o faz conscientemente, buscando o sucesso ambiental integral da obra, e não apenas uma construção (...)
(....) A Casa Sustentável deve funcionar como uma segunda ou terceira pele do próprio morador, porque ela é sua extensão, como ensina o geobiólogo espanhol Mariano Bueno. Ela é seu ecossistema particular, e, assim como no planeta Terra, todas as interações devem ocorrer reproduzindo ao máximo as condições naturais: umidade relativa do ar, temperatura, alimento, geração de resíduos e sua transformação, conforto, sensação de segurança e bem-estar, etc. (...)
A íntegra do artigo está em
http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/193
A Air Tree
No segundo blog, um artigo sobre prédios verdes, nos exibe essa construção. O texto é também uma reprodução do blog de origem - http://ecotecnologia.wordpress.com/2008/01/26/15-prdios-verdes-ao-redor-do-mundo/
A cidade de Madri planeja a construção de uma estrutura projetada para transformar “climaticamente” a arquitetura urbana da capital espanhola. A Air Tree, projetada pela Urban Ecosystems, será construída a partir de materais reciclados e será 100% auto-suficiente em energia.
Através do uso de células fotovoltaicas, a Air Tree produzirá uma grande quantidade de energia que será vendida às companhias elétricas locais. O lucro obtido com a venda será empregado na manutenção da estrutura.
Saiba mais, visitando os dois blogs.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário