.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

28 de out. de 2008

Ai, que vontade de comer Figos Ramy



( e algumas receitas para matar esse desejo)

Nossa memória é feita de imagens, odores, paladares e ruídos. Em Proust, e Em Busca do Tempo Perdido, um chá com madeleines deslancharia uma enxurrada de lembranças.

Ganhei uma caixa de figos bonitos e me lembrei dos Figos Ramy. Ao mesmo tempo, me vieram à cabeça a aparência brilhosa dos figos, todos arrumadinhos na lata preta, bem juntinhos, as mãos de minha mãe manejando o abridor, a mesa posta, a minha expectativa de quem espera abrir um presente, o cheiro da cozinha de minha casa de adolescente, e o sabor deles me voltou imediatamente à boca

Os Figos Ramy foram produzidos entre 1960 e 80, pela empresa CICA, pertencente à família Bonfiglioli, com base na grande quantidade de figos produzidos em Valinhos, e que também produzia a figada – uma pasta dura de figo, no estilo da goiabada ou da marmelada.

Eram alguma coisa entre figos em calda e figo-passa. Mais molhadinhos que costumam ser as passas - de uva, por exemplo - e bem menos que as frutas em calda. Também são descritos como figos caramelizados.

Era um produto caro. E delicioso.

Como o preço era “puxado”, a CICA não os produzia em grandes quantidades e nem sempre era fácil encontrá-los. Houve época em que íamos à Colombo comprar, porque lá sempre tinha.

Os Figos Ramy, reservados para os dias de festas e de visitas importantes, pelo preço, eram servidos puros, com sorvete de creme, enfeitavam assados e farofas de Natal, e, na casa do pintor Di Cavalcanti, vi servidos da maneira que me parece a mais gostosa: com laranja seleta partida em pedaços, com um pouquinho da pele.

O sabor conquistou o Brasil e chegou à Argentina. Mas a CICA parou de fabricá-los por volta de 1980, deixando saudades.

Quando Ana Maria Braga, há alguns anos, deu a receita dos Figos Ramy, foi um delírio.Eles fazem parte da memória, do patrimônio gustativo brasileiro. Hora de matar saudades E era tão fácil fazê-los.


Receita de Ana Maria Braga
Ingredientes:
30 figos em média, 1 k. de açúcar cristal.
Modo de preparo:
Retire os cabinhos do figo. Separe os figos em 4 partes iguais. Separe o açúcar em 4 copos de 250 ml.Ponha os figos e o açúcar em camadas na panela de pressão. Tampe e leve ao fogo sem água.
Quando a panela começar a chiar deixe por mais 2 minutos.
Desligue e não abra ainda por 30 minutos

Ficam iguaizinhos aos da CICA. Mas aqueles eram feitos com cabinho e tudo. Aliás, era bom de comê-los com a mão, segurando pelo cabinho. E, nos cadernos de receitas de minha mãe, encontrei também variações.


Figos Ramy, para quem não usa panela de pressão
Ingredientes:
24 figos maduros

1 canela em pau
700 gramas de açúcar cristal
Modo de preparo:
Lave bem os figos e escorra-os. Faça pequenos cortes no centro dos figos com auxílio de uma tesoura.acomode-os com os cabos para cima em uma panela grande, forrada com um pouco de açúcar.Acrescente o pau de canela e cubra-os com o restante do açúcar. Tampe a panela e deixe de um dia para o outro (não destampe mais). A seguir, leve ao fogo forte até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente por 3 horas.

Ao que parece, os Figos Ramy não foram bem uma invenção da CICA. A empresa teria recolhido uma receita popular, tradicional, bastante conhecida das famílias de Jundiaí, onde se costuma acrescentar cachaça e café.


Figos Ramy com cachaça e café
Ingredientes:
32 figos maduros1 kg de açúcar cristal

1 pau de canela
3 cálices de aguardente (ou álcool de cereais)
1 copo (americano) de café forte sem açúcar
Modo de preparo:
Lave e corte o cabo debaixo da água para retirar o leite. Faça um corte de 2 cm de profundidade na parte mais larga do figo. Coloque-os com a parte do cabo para cima, no fundo de uma panela grande. Despeje o açúcar, a aguardente, o café e o pau de canela. Alguns gostam de acrescentar também uma folha de louro. Tampe e amarre a panela.
Deixe por 24h.
Leve ao fogo baixo por aproximadamente 3h até a calda ficar em ponto de mel. Retire os figos e escorra sobre uma grelha.

Algumas outras receitas, de iguarias feitas a partir dos Ramy, foram também encontradas nesta pesquisa.


Docinhos de Figos Ramy
Ingredientes:
4 figos Ramy (250 g)1 xícara (de chá) de amêndoas, sem pele, torradas e picadas (140 g)Casca fina de 1/2 laranja1/2 xícara (de chá) de Cointreau
Modo de Preparo:
Pique bem os figos e misture as amêndoas. Reserve. Corte a casca de laranja em tirinhas finas, com a ajuda de uma tesoura ou faca. Ponha as tirinhas numa frigideira pequena e deixe em fogo baixo para tostar e desenvolver o aroma de seu óleo. Não deixe queimar para não amargar.

Aqueça o licor em uma concha e quando incendiar, derrame-o ainda em chamas sobre as raspas, flambando-as. Misture--as ao figo e faça bolinhas. Passe no fondant ou caramelize.


Figos Ramy em Roupa de Gala
Ingredientes:
(as quantidades não estão especificadas nesta receita)

Figos Ramy
Massa de trufas
Chocolate ao leite para banhar

Modo de preparo:
Corte os figos ao meio e recheie com a massa de trufas
Banhe no chocolate, um por um , e coloque em forminhas grandes, forradas de celofane.


Ravioli de Figos Ramy
Para a massa:
500 grs de farinha de trigo
1 molho de espinafre
5 ovos
3 figos Ramy
I colher de sopa de azeite
150 grs de ricota fresca
Pimenta do reino
Queijo parmesão

Para o molho:
250 grs de nozes descascadas
250 ml de creme de leite fresco
100 grs de manteiga
Queijo parmesão

Modo de preparo:
Massa:
Cozinhar o espinafre sem o talo e passá-lo no liquidificador com pouca água, para formar um creme.
Juntar a farinha e os ovos e amassar até dar o ponto.
À parte, fazer o recheio , misturando a ricota, os figos bem partidinhos, o parmesão e um pouco de pimenta do reino.
Fazer os raviólis com a massa de espinafre e o recheio de figos.
Molho:
Dourar as nozes na manteiga até ficarem crocantes
Separar um pouco para salpicar sobre o prato e incorporar o resto ao creme de leite e o parmesão ralado

Bom proveito.

Um comentário:

  1. a receita de panela de pressãop fiz há algum tempo e não me lembrava mais dos detalhes, adorei tê-la encontrado, é simples e deliciosa.

    ResponderExcluir