.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

2 de jun. de 2010

BANKSY

.
O mais célebre grafiteiro





Um homem, uma lenda

Banksy é uma verdadeira lenda. Considerado o anônimo mais famoso do mundo, o britânico, natural de Bristol ( 35 anos), faz do mistério de sua identidade mais um elemento do discurso de sua obra. Mas, somente no Google, mais de um milhão de itens correspondem a seu nome.

Robin Gunningan é seu nome de nascimento. Grafiteiro, pelo menos em princípio, repete uma história comum: de família pobre, inadaptado na escola, encontrou na ilegalidade do grafite sua forma de expressão para a contestação do sistema.

Seus grafites, sempre em estêncil, produzem efeitos quase fotográficos. E Banksy utiliza-se de elementos da popart – com imagens conhecidas e já bem codificadas, para a construção de um novo discurso, político, urbano, social.

“Olhar uma obra de Bansky é se lembrar de Wahrol, Duchamp e da ilusão de perspectiva do trompe l’oil. As figuras de Banksy são quase tridimensionais: saltam de muros, atravessam paredes, avançam no espaço.” ( Douglas Mendez).





Intervenções

Em performances que entrariam para a história, Banksy já entrou anonimamente em alguns dos mais importantes museus de Nova York, e neles inseriu, sem que se visse, obras suas. No Museu de Museum of Modern Art ( MoMA) , de Nova York, pendurou na parede um quadro seu ( de uma lata de sopa, em citação a Wahrol), e onde este permaneceu por três dias sem que fosse notado pela direção da casa. No Brooklin Museum foi a tela de um almirante da era colonial que tinha nas mãos uma lata de spray,com a qual pichava frases anti-guerra.

No American Museum of Natural History, inseriu um besouro feito de caça-bombardeiro e mísseis.Outras interferências foram no Louvre, na Tate Gallery e no Metropolitan Museum.


As urbanas


Quanto às intervenções urbanas, Banksy pode escolher tanto um local abandonado quanto a parede de uma loja ou um monumento público, em Berlin, Londres ou na Faixa de Gaza.E hoje a parede de uma casa grafitada Poe ele pode valer mais que a própria casa. Em 2009, a famosa Sothebys, de Londres, vendeu um quadro de Banksy por 80.000 euros.

Veja o vídeo







Nenhum comentário:

Postar um comentário