Considerado o maior nome dos Quadrinhos, um gigante do gênero, Will Eisner tem como o mais famoso de seus personagens Spirit – o detetive mascarado Denny Colf, que protege, não à custa de superpoderes, mas de técnicas e conclusões inteligentes, a sua cidade , Central City. E repete a frase característica: I’m on my way.
Lançado em 1941, Spirit revolucionou o mercado e o desenho de HQs, com enquadramentos cinematográficos, efeitos de luz e sombra, e toda influência que Esner trazia do expressionismo alemão, além de tornar as HQs, até então feitas para crianças, uma leitura também de jovens e adultos. Entre os críticos de Quadrinhos, Spirit é considerada a maior obra do gênero. Republicada na década de 1970, repetiu o mesmo sucesso dos primeiros anos.
Outros personagens principais de Eisner são Mr. Luck e Mr Magic .
Will Eisner nasceu em NY, em 1917, e morreu na Flórida em 2005. Viveu e trabalhou até os 88 anos. E quando lhe perguntavam se não se sentia cansado com a idade, respondia:
Estou em busca da excelência. Não tenho tempo de envelhecer.
Eisner esteve cinco vezes no Brasil. Uma delas, foi recebido por Ziraldo no aeroporto, que mais tarde declarou que o esperava “de pernas tremendo”, tal a importância do desenhista norteamericano na sua vida, trabalho, formação.
Por sua vez, Eisner não esqueceria deste primeiro encontro, impressionado com o fato de ter sido recebido por um artista brasileiro que acabara de sair da prisão ( Eram os anos da Ditadura).
Will Eisner no cinema
No final de 2008 foi lançado mundialmente o Spirit, em filme, com Samuel Jackson no papel principal.
AS NOVELAS GRÁFICAS
Entre as muitas formas narrativas adotadas por Will Eisner, estão das graphic novels, também chamadas em inglês de graphic novellas. São álbuns de histórias criadas ( algumas auto-biográficas) ou reproduzidas da literatura mundial, em HQs, como:
No Coração da Tempestade
A Baleia Branca
O Sonhador
O Sinal do Espaço
Um Contrato com Deus
O Último Dia do Vietname
Moby Dick
A Princesa e o Sapo
O Último Cavaleiro Andante, Uma Introdução ao Don Quixote de La Mancha
Spirit
Nenhum comentário:
Postar um comentário