Estes bebês rondam, há tempos, a internet , em mensagens de email. Na primeira vez vieram como sabonetinhos, dizia a mensagem. Sumiram meses, e agora reapareceram, os mesmos bebês, ou idênticos , como docinhos, bebês comestíveis. Na grande ronda cósmica que fizeram na última vez, de caixa em caixa de email, alguém, que recebeu a mensagem antes de mim, pergunta: “São, afinal, sabonetes ou docinhos?”
Quer saber? Nem uma coisa nem outra. São bebês em polymer. Podem também ser feitos em biscuit ou cerâmica fria. E – afirma-se – qualquer pessoa , com um pouco de habilidade, pode dominar as técnicas e fazê-los em casa.
Uma vez, procurando na internet miniaturas para a casinha de bonecas das netas, na proporção 1/12, encontrei por acaso uma artista plástica canadense que anunciava em seu site seus bebezinhos em resina. Exatamente como estes. Preço por unidade, 150 dólares. Tamanho: 3,5 cm.
Passado um tempo, vi, no Mercado Livre, uma artesã brasileira, Márcia Castro, com trabalho semelhante, muito bonito. Preço médio por unidade: 300 reais.
Acha caro? Não. São trabalhosos, consomem dias de elaboração. Limítrofes entre o artesanato e a arte, são obras delicadíssimas, sutis, minimalistas nos detalhes, no naturalismo, no realismo das expressões faciais e corporais.
E Márcia de Castro vai além. Anuncia no seu site a venda de apostilas ( Compre. São muito didáticas), ensinando a fazê-los, passo-a-passo. Quer tentar? Eu não tive coragem, ainda.
É surpreendente que alguém possa fazê-los tão pequenos, alguns de olhos abertos e brilhantes, cabelos naturais implantados? É. Mas vou dizer ainda mais. A partir dos minibabies de Márcia Castro, chamados Clay Babies, outra miniaturista, Veruska Camargo, surgiu, fazendo agora roupinhas para esses bebês.
Os “fofos” recebem , de seus criadores e pais adotivos ( crianças ou adultos), nomes de gente e apelidinhos carinhosos, gostosinhos, em português ou inglês. Serão assim chamados Honey, Cook, Docinho, Cheirinho de Sabonete, Chocolat, etc... Daí a confusão. Daí passarem por sabonetes ou bebês comestíveis. Um erro de interpretação ou tradução. Mas, de uma forma ou outra, são irresistíveis.
Atenção para os links:
Minibabies Márcia Castro
http://minibabies.blogspot.com/
Roupinhas
http://veruschkacarvalho.blogspot.com/2008/12/mini-fantasias-para-minibabies.html
Os Clay Babies Márcia Castro no Youtube
Ola Neila
ResponderExcluirEstou interressadissima em aprender confeccionar os mini babys, porem entrei na pagina da Marcia Castro e o e-mail constante la nao esta correto, a mensagem retorna. VC possui outro e-mail ou vc possui algum contato a fim de que eu possa comprar as apostilas:
No aguardo de resposta, desde ja agradeço.
Att.
Jaque (jaquelima@terra.com.br)
Neila, ...obrigadaaaaa, eu nunca tinha visto este post...obrigada de coração...beijos
ResponderExcluir