21 de fev. de 2012
DITADURA. ESQUECEU?
Fico muitas vezes abismada com o desconhecimento geral das novas gerações de brasileiros ( e nem sempre tão novas assim, já que isto inclui pessoas de 40, 50 anos de idade) de parte relevante de nossa História recente, relativa aos anos de ferro da Ditadura Militar no Brasil e América Latina.
Saber daqueles dias é tão necessário para que se conheça a identidade de nosso povo e de nosso país e continente, de forma coletiva, , como para que se entenda cada um de nós, pais e avós dos que chegam hoje à idade madura, que trazemos inevitavelmente no corpo e na alma as marcas e cicatrizes dos dias negros que vivemos.
Dois endereços que me foram enviados por Sérgio Caldieri repasso aqui, para os que desejam sabê-lo
O primeiro é um site que vem sendo construído por Aluízio Palmar, Documentos Revelados: um espaço com documentos produzidos pela ditadura civil-militar e pelas organizações que resistiram à tirania implantada no Brasil no período 1964 à 1988.
http://www.documentosrevelados.com.br/
O segundo, uma entrevista de 15 horas de um agente do DOPS – um dos principais braços do aparelho repressor da Ditadura brasileira, com conexões internacionais. MR DOPS, título da matéria, é um dos últimos agentes daquele departamento ainda vivos. Relato impressionante. http://apublica.org/2012/02/conversas-mr-dops/
Fotos do site Ditadura Militar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário