.
Kurt Schwitters ( 1888-1948) |
MERZ - movimento artístico de vanguarda, criado pelo alemão Kurt Schwitters nas primeiras décadas do século 20 que influenciou toda a arte contemporânea. Deve-se a Merz, entre outras coisas, o conceito de instalação artística, ali fundado.
.
Pintor, poeta, dramaturgo, editor, arquiteto, escultor, teórico, ensaísta, é difícil ainda hoje definir Kurt Schwitters. Na primeira exposição, ao lado de Paul Klee,em 1917, era quase-naturalista. Mas aí, em Hannover, entrou em contato com daístas, com a Bauhaus, os dadaístas, os construcionistas russos, foi construindo o pr´prio caminho que o levou à criação de MERZ.
.
Merz e dadaísmo
;
Cartaz dadaísta de Schwitters |
Como o dadaísmo, também propunha uma ruptura com os valores artísticos, sociais e políticos. Mas deste divergia em alguns pontos. Os dadaístas eram socialistas, enquanto Merz acreditava que a arte é que salvaria o mundo, através de seus questionamentos, críticas, desconstruções e propostas éticas. O dadaísmo apoiava-se no instinto principalmente, enquanto Merz tinha uma estética rigorosa.
Colagem de Schwitters |
O principal órgão divulgador de Merz era a revista de mesmo nome, editada também por Shwitters. Mas sua grande popularização se deu a partir da publicação do poema An Anna Blume ( Para Ana Flor), que, espalhado pela cidade em cartazes de 1 metro, despertou a fúria da intelectualidade vigente, que chamou o autor de débil mental. Mas foi exatamente a polêmica que despertou no público o interesse por MERZ.
.
Schwitter foi imensamente perseguido pelos nazistas e chegou a ter sua obra destruida pela Gestapo.
.
Conheça algunas colagens deKurt Schwitters
.
.
As colagens de Kurt Schwitters, hoje em alguns dos mais importantes museus do mundo, e feitas a partir de materiais de dejeto industrial, eram também uma espécie de porta-vozes do movimento.
.
A Merzbau ( casa Merz)
.
Envolvendo vários cômodos da residência de Schwitters, Merzbau foi a primeira instalação artístca, datada da década de 40. Quando morreu, em 48, Schwitters a deixou ainda interminada.
.
Veja em vídeo a Merzbau
..
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário