.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

7 de abr. de 2011

OBRA-PRIMA DE ALAIN RESNAIS

.. Não sei. Os gostos diferem, as sensibilidades, as preferências. Difícil afirmar que alguma coisa é definitivamente boa, ou inesquecível, ou chamá-la obra-prima. Mas acho que posso falar assim de Nuits et Brullant ( Noite e Neblina, ou Night and Fog internacionalmente), de Alain Resnais. De minha parte, acho que não fui mais a mesma, depois de ver o filme. É um documentário sobre o campo de concentração nazista de Auchwitz, de 1955, quando as feridas da Guerra estavam ainda muito abertas. E o filme foi, na Europa e nos EEUU, um soco no estômago. Resnais, aliás, faria outros filmes contundentes sobre o tema, como Hiroxima, Mon Amour e La Guèrre est Finie.
.


. O grande roteirista
.
Mas o fantástico, o esplêndio em Nuit e Brullant é que é pura poesia. Poesia do horror . É uma lição de cinema, desta conjugação de palavra e imagem. Nuit e Brullant é o casamento perfeito de um cineasta e um roteirista, este o poeta francês Jean Cayrol, morto em 2005. Também romancista e roteirista de outros filmes de Resnais. Com 50 minutos de duração ( um médiametragem), é um precursor dos "documentários poéticos" e, para minha alegria, o encontro no Youtube, dividido em 3 partes. Chato, eu sei. Ver um filme em partes. Mas vale a pena ver de qualquer jeito. E vê-lo muitas vezes. Não há versão legendada em português, e selecionei esta, em inglês. Contudo, não deixe de prestar atenção às falas originais, em francês, mesmo que não entenda o idioma. Observe sua sonoridade. As palavras são música.

Noite e Neblina - 1/3





2/3 - http://www.youtube.com/watch?v=9frXX1qOqSY&feature=related

3/3 - http://www.youtube.com/watch?v=-oA4OBuaWYY&feature=related



Nenhum comentário:

Postar um comentário