A ciência da casa inteligente
Ramo da engenharia, a domótica (de domus=casa + robótica = controle automatizado de algo) é o conjunto de processos que permite a automação das modernas construções, sejam elas residências ou prédios corporativos, integrando todos os comandos eletrônicos e eletrodomésticos necessários. A automação das rotinas e tarefas domésticas. A grosso modo, se poderia dizer que domótica é, por exemplo, a casa d' Os Jetsons, a animação. Lembra-se deles?
Os sistemas domóticos, a rigor, são projetados junto com a casa e implantados durante a construção. Mas outros mais simplificados são oferecidos na internet para instalação em casas já construídas.
A domótica surgiu nos anos 80, durante o ' bum' do high tec, criando sistemas únicos , automatizados, controlados remotamente, de gerenciamento da climatação, iluminação e comunicação do prédio ou casa. Hoje, com a evolução da tecnologia, permite muito mais. Incorpora sistemas de segurança, como alarmes e câmeras; promove o diálogo entre eletrodomésticos de diferentes fabricantes e o controle da temperatura da água, a abertura e fechamento de portas , janelas e persianas, a internet , sitemas de irrigação dotados de sensores de umidade, o lazer, a decoração ( você pode . por exemplo , trocar os quadros da parede acionando apenas um botão) e etc..., dando praticidade e eficiência ao imóvel.
Casas domóticas, também chamadas casas do futuro
Mas como o futuro é hoje estão já aí. E é bom ir se acostumando. Elas ganharam um cérebro, e atendem pelo terceiro nome de casas inteligentes. O termo domótica, tomado por empréstimo , vem também desigmamdo o conjunto de processos que comandam os chamados veiculos inteligentes.
Veja só esta cozinha do futuro, domotizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário