.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

5 de jan. de 2011

O BRASIL E A MODA DOS ANOS 50

.
Exposição “Casa Canadá”, no Senac Fashion Rio Business

A exposição conta , em fotografias, objetos de colecionadores e museus, esboços, cadernos com as medidas das clientes, notícias na mídia, a história da primeira maison de alta- costura do Brasil, onde a Moda teve início. A Casa Canadá, que ficava no Centro do Rio de Janeiro e vestia a chamada Alta Sociedade. Desde a sua criação nos 40, passando pelo apogeu nos anos 50, até o declínio na metade dos anos 60 - com a transferência da capital para Brasília, seguida do golpe militar de 64.

A Casa Canadá lançou mobelos famosos, em históricos desfiles (os primeiros do país), cujo sucesso fazia parar o Centro do Rio. Foi também ela a responsável pela introdução neste lado do mundo de nomes como Christian Dior, Givenchy, Balenciaga, Jeanne Lanvin e Pierre Balmain.

Anos 50 - o apogeu da Casa Canadá




Muitos metros de tecido eram gastos em cada vestido



A década foi liderada por Christian Dior, que despontou no finakzinho dos 40 e morreu em 1957


O New Look , de Dior, surgia no pós-guerra com uma Moda extremamemente feminina





A Moda do pós- guerra



Com o final da guerra, do racionamento dos tecidos e da escassez de cosméticos - e apesar de tudo indicar que a Moda ganharia maior simplicidade e funcionalidade, acompanhando todas as mudanças sociais advindas com a guerra, - o New look de Christian Dior, que dominaria de forma absoluta a década, expôs uma mulher que ansiava por luxo, sofisticação e de feminilidade.


Outras fotos da Casa Canadá




Entre as modelos que protagonizaram desfiles da Casa Canadá, algumas vinham dos concursos de Miss Brasil, como a carioca Adalgisa Colombo, Miss Brasil 1958, de medidas perfeitas






Saiba mais sobre a Moda dos anos 50

http://almanaque.folha.uol.com.br/anos50.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário