.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

10 de nov. de 2010

A FLOR DE BOURRACHE E A CULINÁRIA

.
Bourrache, a planta da felicidade


Inglês: Borage, bee-bread
Alemão: Borretsch, Gurkenkraut, Borgel, Herzblume
Espanhol: Borraja
Francês: Bourrache officinalle
Italiano: Borrana, borràgine
Nome popular, em português: borragem

Nome científico Borago officinalis L.
Família Borragináceas




Efeito estimulante e refrescante


Generosa, pouco exigente, fácil de cultivar. Mas serve hoje à sofisticadíssima culinária internacional, em bolos, drinques, saladas. É refrescante e embeleza pratos e vinhos. Originária do Mediterrâneo. Na Idade Média, usava-se colocar uma flor de bourrache no copo de vinho. Acreditava-se que possuía efeitos mágicos sobre o corpo e a mente. Sem alterar o sabor ou a textura do vinho, acrescenta-lhe nota refrescante e de efeito estimulante. O nome bourrache vem do celta e significa coragem. Cultivada próximo aos apiários, estimula consideravelmente nas abelhas a produção do mel.

A bourrache produz ainda um belo corante azul.


Na medicina natural


Como se já não fosse bastante, olha só as propriedades terapêuticas de folha e (ou) flor: depurativa, anti-reumática, antitussígeno, laxativa, anti-inflamatória, emoliente, expectorante, diurética, lenitiva, sudorífera , antidepressiva e estimulante sexual.
.
Princípios ativos : Mucilagem, tanino, nitrato de potássio, sais (potássio, cálcio), alantoína, óleo essencial, saponina, óleo fixo, ácido salicílico, Vitamina C.

Indicações terapêuticas : Gota, afecções respiratórias (bronquites, tosses), escassez de urina, reumatismo, transtornos menstruais e do climatério, furúnculo, problemas de coração e de pulmões. Pelo fato de possuir potássio, é indicada para pessoas que precisam de uma dieta sem sal. Pode ser usado externamente como compressa em pele irritada ou inflamada.


Na decoração

As flores azuis podem ser desidratadas com sílica, para grinaldas e vasos.




Mas vamos vê-la à mesa

Um cuidado
: os caules não são comestíveis. Os pelinhos são tóxicos e causam irritações no estômago.

No gelo

Uma flor de bourrache na água de cada cubinho de gêlo. Congelador. Usar o gelo na água ou em qualquer tipo de bebida alcoólica. Beleza, charme e frescor.

Na confeitaria

Flores de borragem cristalizadas

1 copo (240ml) flores de borragem
1/2 colher (chá) (2,5ml) água fria
1 clara de ovo
açúcar de confeiteiro
Lave as flores de borragem e remova o excesso de umidade com papel toalha. Misture a clara de ovo e água, bata bem. Mergulhe as florese em seguida no açúcar. Coloque em papel manteiga para secar. Acondicione não por muito tempo em vasilha muito bem fechada, longe de umidade

Na salada

Suas folhas são saborosas. Conferem às saladas um sabor fresco, ligeiramente salgado e parecido com o do pepino. Os melhores temperos são endro e cebola. As flores, menos saborosas, servem mais á decoração.


No drinque

Charles Dickens, autor inglês do século XIX, oferecia a seus amigos um ponche por ele criado.

Ponche Charles Dickens

2 copos (500ml) água
1/2 copo (120ml) açúcar
2 colheres de sopa (30ml) de raspas de limão
1/4 copo (60ml) flores de borragem
2 copos (500ml) de sherry - vinho de Xerez
1 copo (240ml) brandy - conhaque
4 copos (1 litro) cidra de maçã
Despeje a água fervente sobre o açúcar, raspas de limão e borragem. Deixe agir por 10 minutos. Coe e adicione o conhaque, o Xerez e a cidra.

Vinho estimulante do apetite

Colocar um punhado de sumidades floridas frescas de borragem em 1 litro de vinho de boa qualidade, deixar macerar por cerca de uma semana, coar e consumir em calicezinhos antes das refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário