.
.
O belo ensaio deAlexandre Santos,
Desvendando o clipe Bedtime Story da Madonna
Andava eu mais uma vez vagando na internet, procurando entender o que é agora chamado Arte Metafísica ( o conceito mudou nos últimos tempos), quando esbarrei num texto muito bom de Alexandre Santos sobre o clipe de Madonna, Bedtime Story , de 1998.
A matéria inteira está neste link
http://freakshowbusiness.com/2009/02/16/desvendando-o-clipe-bedtime-story-da-madonna/
Diz ele, entre outras coisas:
O clipe, dirigido por Mark Romanek, tem duas características principais: é inspirado em diversas pinturas de artistas surrealistas femininas e é rico em simbologia, sobretudo cristã e islâmica. Sua idéia geral é de morte e vida, nascimento e renascimento através da arte, em especial a surrealista, que prega a criação através do inconsciente, a obra de arte como concretização visual dos sonhos, algo que não se pode expressar com palavras, abandonando a lógica e a razão. Como diz a letra da música (de Madonna e Björk):
Today is the last day that I’m using words
They’ve gone out, lost their meaning
Don’t function anymore
Traveling, leaving logic and reason
Traveling to the arms of unconsciousness
(Traduzindo para o português,
Hoje é o último dia em que uso palavras
Elas se foram, perderam seu significado
Não funcionam mais
Viajando, abandonando a lógica e a razão
Viajando para os braços do inconsciente, )
O Clipe
Bedtime Story é talvez o clipe mais curtido de Madonna. Não apenas por seu público, mas também pelo seleto público de vídeoarte, que tem em Mark Romanek um de seus favoritos. Bruno de Carvalho, editor de cinema e realizador de vídeoarte, também admirador de Madonna e a quem enviei o link de Alexandre Santos, costuma se referir ao "rigor da artista", que tem seu trabalho sempre bem planejado, pensado em cada detalhe, baseado numa cultura sofisticada, marca da cantora.
A canção Bedtime Story foi lançada no disco Bedtime Stories, gravado em 1994 e lançado em abril de 1995. O vídeo está em exibição permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York, ao lado do vídeo Closer, dos Nine Inch Nails (também dirigido por Mark Romanek).
Veja o clipe: http://www.youtube.com/watch?v=iDbMHpE-0hc
Mark Romanek
Romanek, norteamericano, nascido em 1959, destacou-se principalmente na direção de clipes musicais, dirigindo, além de Madonna , Michael Jackson, David Bowie, Red Hot Chilli Peppers, John Cash e outros. Criou uma linguagem própria, e seus admiradores consideram sua contribuição vital para a história do rock moderno. Passou então aos filmes em longametragem. O primeiro foi Retratos de uma Obsessão, seguido de Never Let Me Go ( adaptação do livro de Kasuro Ishiguro), e, por último, O Lobisomem, com lançamento em 2010.
Veja mais sobre Romanek em
Cinco ( bons) motivos para amar Romanek
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://hitnarede.com/wp-content/uploads/2008/07/00013811.jpg&imgrefurl=http://hitnarede.com/2008/07/cinco-bons-motivos-para-voce-amar-mark-romanek/&h=400&w=443&sz=27&tbnid=26HUYw2AvXe-NM:&tbnh=115&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Dmark%2Bromanek&hl=pt-BR&usg=__kcpI4F07__nPxfwlSsqotTMvjBw=&ei=lQB4S7KxPIiV8AaPt5D0CQ&sa=X&oi=image_result&resnum=5&ct=image&ved=0CBgQ9QEwBA
Videografia - Mark Romanek
http://www.rosebudeotreno.com/videografia-diretores-mark-romanek/
"Rain" - outra parceria de Madonna e Romanek
Postado no Youtube porRecylopse, em13 de fevereiro de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário