.post img{border: 1px solid #000000;padding: 1px;} .post a:hover img{border: 1px solid #6699FF;}

13 de mai. de 2009

OS SOBRINHOS DO CAPITÃO

.
As aventuras dos gêmeos endiabrados numa ilha tropical





As histórias d’ Os Sobrinhos do Capitão nasceram com o título de Katzenjammer Kids, há 112 anos. Depois se chamaram Hans and Fritz, e, finalmente, The Captain and the Kids.. No Brasil, Os Sobrinhos do Capitão. Quem não lembra deles?


Os personagens centrais eram o Capitão, a Mama ( no Brasil, Mama Chucrutz), o Coronel, inspetor escolar, caça-gazeteiros, amigo do Capitão, e os terríveis Fritz e Hans, gêmeos, filhos da Mama, e que nunca foram sobrinhos do Capitão. As histórias se passam numa colônia alemã de uma ilha tropical, onde Mama tem uma pensão e que tem por hóspedes o Capitão, ex-marinheiro, cujo navio naufragou naquela costa, de onde não mais saiu, e o Coronel.



As tiras foram criadas por Rudolph Dirks, alemã naturalizado norteamericano, para o The New York Times, e estreou em 1897. Dirks se inspirou numa dupla de travessos alemães , Max e Moritz, criada em 1860, Por Wilhelm Bush, que tiveram suas aventuras traduzidas para o português por Olavo Bilac, em 1915.




É um dos maiores clássicos das HQs americanas e internacionais, e, provavelmente, a segunda HQ do mundo – a primeira foi Yellow Kid.


Durante a Primeira Guerra, quando um sentimento anti-germânico se apoderou de boa parte do mundo, os personagens tiveram sua nacionalidade mudada. Passaram a ser holandeses. Mas, em 1920, voltaram a ser alemães.


Os Sobrinhos foram desenhados por seu criador até 1914, quando foi substituído por Harold Knerr.


Em 1898 a série ganhou a primeira versão em cinema. Entre 1917 e 1918, foram produzidos dezessete desenhos animados mudos. E em 1938, Os Sobrinhos tornaram-se a primeira série animada da Metro Goldwin Mayer.









.


.

Um comentário:

  1. Moravamos em uma zona de fronteira controlada pelo exercito e, papai sempre nos trazia gibis e, o que eu mais gostava era esse dos ¨Sobrinhos do Capitão¨ sempre falo deles para meus filhos. Adorei revê-los, obrigado.

    ResponderExcluir